A Câmara Municipal de Campo Grande vota o projeto do PPA (Plano Plurianual) para 2026 a 2029, na sessão ordinária de quinta-feira (27). A proposta é do Executivo e recebeu 347 emendas apresentadas pelos vereadores.
O vereador Otávio Trad, presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara, é o relator do PPA.
O Plano Plurianual consta no Projeto de Lei 12.050/25 e será votado em primeira discussão na sessão ordinária.
Na sequência, os vereadores terão uma sessão extraordinária (sem remuneração) para votação da proposta em segunda discussão.
O PPA é um instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal com objetivo de viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas, orientar a definição de prioridades e auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável.
O Plano contempla os macrodesafios definidos por temas, a fim de nortear a elaboração dos Programas, Objetivos, Iniciativas e Metas, demonstrando as intenções de entregas à população. O objetivo é definir as ações e projetos para os próximos 4 anos, de forma a proporcionar a integração, o controle, a transparência e a avaliação da atuação da Administração.
Investimentos
Na lista, constam recursos para oito eixos: Desenvolvimento Sustentável, Empreendedorismo, Inovação, Emprego e Renda; Educação e Qualidade do Ensino Público; Cuidado com a Saúde; Infraestrutura, Logística Mobilidade e Planejamento Urbano; Cidadania, Proteção Social e Habitação; Cultura, Esporte, Lazer e Bem-Estar Animal; Eficiência da Máquina Pública, Governança e Gestão.
No início de outubro, a Câmara promoveu Audiência Pública para discutir a proposta, ouvindo os moradores e também debatendo-a tecnicamente. Até o fim do ano, também será votado o Projeto de Lei 12.049/25, que trata da LOA (Lei Orçamentária Anual).





