Política e Transparência

Governador de Goiás faz procedimento para tratar arritmia cardíaca

Em nota, a assessoria de Ronaldo Caiado informou que o estado de saúde dele é considerado estável e com evolução pós-operatória favorável






O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), se recupera após passar por um procedimento no coração na manhã desta segunda-feira (24).

Em nota, a assessoria do governador informou que Caiado está internado para tratar de uma arritmia cardíaca, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

A Secretaria de Comunicação do estado frisou que a ablação por cateter, procedimento em que o governador foi submetido, foi realizada "sem intercorrências, com restauração do ritmo cardíaco normal e estabilidade hemodinâmica durante todo o procedimento". O estado de saúde de Caiado é considerado clinicamente estável e com evolução pós-operatória favorável.

A nota destacou ainda que o governador está acordado, bem disposto e respirando espontaneamente. "Nas próximas horas permanecerá em observação, seguindo protocolo habitual de recuperação, com previsão de alta conforme evolução clínica", ressaltou o texto (leia na íntegra ao final do texto).

Ronaldo Caiado (UB), foi internado em São Paulo na tarde de sábado (22) após apresentar arritmia cardíaca. A internação ocorreu no mesmo dia em que o governador se pronunciou sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Esta não é a primeira vez que Caiado enfrenta problemas no coração. Em 2019, o governador foi internado após sentir dores no peito, e chegou a passar por uma cirurgia em 2022.

Entenda o procedimento

Em entrevista à repórter Barbára França, do g1, o professor de cardiologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e vice-presidente da Sociedade Interamericana de Cardiologia, Weimar Kunz Sebba Barroso, explicou o que acontece como funciona o procedimento de ablação por cateter.

Segundo o especialista, a ablação é considerada minimamente invasiva. Não há cortes cirúrgicos: os médicos inserem cateteres — pequenos tubos flexíveis — por vasos sanguíneos até chegar ao interior do coração.

Lá dentro, os méducis identificam o ponto exato que provoca a arritmia e o eliminam usando energia, normalmente por radiofrequência. “Depois que identificamos o foco, posicionamos os catéteres e fazemos a ablação, que é literalmente eliminar esse tecido anormal que está gerando a arritmia", detalhou Weimar.

Nota da Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás

O governador Ronaldo Caiado foi submetido na manhã de hoje (24/11) a um procedimento de ablação por cateter para tratamento da fibrilação atrial, realizado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

A intervenção transcorreu com pleno sucesso, sem intercorrências, com restauração do ritmo cardíaco normal e estabilidade hemodinâmica durante todo o procedimento.

O governador encontra-se acordado, bem disposto, respirando espontaneamente, clinicamente estável e com evolução pós-operatória favorável.

Nas próximas horas permanecerá em observação, seguindo protocolo habitual de recuperação, com previsão de alta conforme evolução clínica.

O governador está sendo acompanhado pela equipe médica liderada pela Dra. Ludhmila Hajjar, que assina o boletim médico.

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

(Com g1 - Goiás)