Política e Transparência

Deficientes têm até 2 de outubro para pedir transporte às urnas

Serviço gratuito será oferecido no domingo a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que tiverem o atendimento autorizado






A poucos dias do primeiro turno, eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida de Campo Grande precisam ficar atentos ao prazo para garantir transporte gratuito até os locais de votação.

As solicitações serão recebidas até as 18h de sexta-feira (2).

A iniciativa é voltada a quem encontra dificuldades para se deslocar até a seção eleitoral e não possui condições próprias de transporte.

O atendimento será realizado no domingo (4), dia do primeiro turno.

Para utilizar o serviço, o eleitor precisa fazer a solicitação antecipadamente. O pedido pode ser encaminhado pela internet ou presencialmente nos cartórios eleitorais de Campo Grande, das 12h às 18h.

Depois da inscrição, cada caso passa por análise da Justiça Eleitoral. Entre os fatores considerados estão a dificuldade de locomoção, a distância entre a residência e o local de votação e a existência de transporte público acessível na região.

O transporte poderá contemplar tanto a ida quanto a volta e, quando necessário, também um acompanhante do eleitor.

Mato Grosso do Sul tem 22.683 eleitores que declararam algum tipo de deficiência à Justiça Eleitoral. Campo Grande concentra aproximadamente 44% desse público, perto de 10 mil pessoas.

Além dos veículos, 16 cadeiras de rodas estarão distribuídas em 13 locais de votação da Capital para auxiliar eleitores com dificuldade de locomoção.

A medida integra as ações de acessibilidade preparadas para as eleições deste ano. Quem tiver a solicitação aprovada deverá receber as orientações para utilização do transporte no domingo.