Política e Transparência

TSE libera simulador para eleitor treinar antes das eleições

Ferramenta reproduz a urna eletrônica e permite testar a ordem dos seis votos que serão registrados no primeiro turno, marcado para 4 de outubro






O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibilizou um simulador da urna eletrônica para que os eleitores possam treinar a votação antes das eleições de 2026.

A ferramenta reproduz o funcionamento do equipamento, mas utiliza candidatos e partidos fictícios.

No primeiro turno, marcado para 4 de outubro, o eleitor terá de registrar seis escolhas.

A sequência começa por deputado federal, seguida de deputado estadual ou distrital, senador na primeira vaga, senador na segunda vaga, governador e presidente da República.

Durante o treinamento, é possível usar as teclas "Corrige" e "Branco", refazer a votação quantas vezes quiser e receber orientações caso algum número seja digitado incorretamente. O sistema também oferece recursos de áudio para pessoas com deficiência visual.

A plataforma está disponível no site da Justiça Eleitoral e busca familiarizar o eleitor com a urna, especialmente com a ordem dos cargos. Acesse o simulador de votação do TSE

Eleitor pode levar números anotados

Para evitar erros e agilizar a votação, o TSE recomenda levar os números dos candidatos anotados em papel. O celular não pode ser utilizado dentro da cabine de votação.

O eleitor também pode consultar antecipadamente o local onde votará e utilizar o e-Título como documento de identificação caso tenha biometria cadastrada e fotografia disponível no aplicativo.

O primeiro turno será realizado em 4 de outubro. Onde houver necessidade de segundo turno para presidente ou governador, a nova votação ocorrerá em 25 de outubro.