Uma carga de produto químico suficiente para ser empregada na produção de aproximadamente 30 toneladas de cocaína foi interceptada em Corumbá, na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia.
Ao todo, 15 toneladas de acetato de etila eram transportadas em uma carreta abordada durante fiscalização.
O material é um dos insumos utilizados para transformar pasta-base em cloridrato de cocaína, versão refinada da droga. Segundo os órgãos responsáveis pela apreensão, a estimativa considera que um litro do solvente pode ser empregado no processamento de cerca de dois quilos de cocaína.
A carga, segundo o portal Dourados Agora, chamou a atenção dos agentes após serem encontradas inconsistências entre a documentação fiscal apresentada e o produto efetivamente transportado.
A abordagem foi realizada por equipes da Receita Federal, por meio do Grupo Regional de Vigilância e Repressão da 1ª Região Fiscal, com apoio da PF (Polícia Federal).
Conhecido como “solvente nobre”, o acetato de etila possui aplicações legais na indústria, mas também pode ser desviado para etapas do processamento de drogas. Por isso, a circulação do produto é alvo de fiscalização, especialmente nas regiões de fronteira.
Após a apreensão, a carreta, a carga e o motorista foram levados para a Delegacia da PF em Corumbá. A origem e o destino do produto, além das circunstâncias do transporte, são apurados.
A Receita Federal e a PF informaram que operações contra o desvio de produtos químicos buscam atingir a estrutura de abastecimento utilizada por organizações envolvidas no tráfico internacional de drogas.






