Eleições

Quaest mostra Flávio com 42% e Lula com 40% no 2º turno

O senador aparece numericamente à frente do presidente, mas o cenário é de empate técnico dentro da margem de erro do levantamento






Pesquisa Quaest sobre a corrida presidencial, divulgada ontem, mostra que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tem 42% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que registra 40%. Votos brancos e nulos nesse cenário somam 13%, e os indecisos, 5%.

O senador aparece numericamente à frente do presidente, mas o cenário é de empate técnico dentro da margem de erro do levantamento, de dois pontos porcentuais. No levantamento divulgado pelo instituto em 15 de julho, Lula aparecia oito pontos porcentuais à frente do senador no segundo turno.

No cenário de primeiro turno, Lula tem 36%, e Flávio Bolsonaro, 31%. Em terceiro lugar está Augusto Cury, do Avante, com 7%. Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PSD) têm 4% cada, e Romeu Zema, do Novo, tem 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Os indecisos somam 10%, e os votos em branco ou nulos, 7%.

A pesquisa Quaest fez 2.004 entrevistas a domicílio com brasileiros de 16 anos ou mais entre 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, e o nível de confiança, de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o protocolo BR-03607/2026.

Lula e Flávio Bolsonaro são também os candidatos mais rejeitados pelo eleitorado. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados conhecem o senador do PL e não votariam nele. O presidente também registra 55% de eleitores que o conhecem e não votariam nele. Caiado é rejeitado por 42%, Zema, por 40%, Renan Santos, por 30%, e Augusto Cury, por 26%.