A corrida pelo Governo de Mato Grosso do Sul ganhou um cenário de ampla vantagem para Eduardo Riedel (PP). O governador chegou a 50,2% das intenções de voto na pesquisa estimulada Campo Grande News/Novo Ibrape divulgada nesta segunda-feira (14), abrindo 37,1 pontos percentuais sobre Fábio Trad (PT), segundo colocado com 13,1%.
O levantamento, segundo o portal de notícias, também mostra movimentos em direções opostas entre os dois primeiros colocados. Riedel avançou 4,1 pontos em relação à rodada de julho, quando tinha 46,1%. Trad, por sua vez, caiu 5,1 pontos, saindo de 18,2% para os atuais 13,1%.
Com a mudança, a diferença entre ambos aumentou de forma expressiva. O governador também ultrapassou sozinho a marca de 50% no cenário estimulado, resultado que reforça, neste momento da campanha, a possibilidade de encerrar a disputa ainda no primeiro turno.
Bem atrás dos dois primeiros aparece Delcídio Amaral (PRD), com 6,8%. João Henrique Catan (Novo) soma 4,5%, seguido por Lucien Rezende (PSOL), com 1,9%, Renato Gomes (DC), com 1,3%, Daniel Lemes (PCO), com 1,2%, e Jeferson Bezerra (Agir), com 0,9%.
A pesquisa ainda aponta 15,5% de eleitores indecisos, enquanto 4,6% dizem que pretendem votar em branco ou anular. Juntos, esses dois grupos representam 20,1% do eleitorado, abaixo dos 25,3% registrados em julho.
Entre os demais candidatos que já apareciam na rodada anterior, Catan passou de 4,2% para 4,5%. Lucien caiu de 2,3% para 1,9%, Renato Gomes recuou de 2,9% para 1,3% e Jeferson Bezerra oscilou de 1% para 0,9%. Delcídio e Daniel Lemes não integravam o cenário pesquisado em julho.
Espontânea mostra eleitorado ainda pouco definido
A vantagem de Riedel diminui consideravelmente quando os entrevistados precisam citar um candidato sem receber uma lista de nomes. Na pesquisa espontânea, o governador é lembrado por 24,8% dos eleitores.
Fábio Trad aparece com 2,6%, Catan com 1,1% e Delcídio com 0,3%. Jeferson Bezerra é citado por 0,1%, enquanto outros nomes reúnem 2,5%.
O dado que mais chama atenção nesse cenário está entre os que ainda não apontam espontaneamente um candidato. Ao todo, 68,6% não souberam ou preferiram não responder. O percentual indica que, embora Riedel tenha uma liderança expressiva quando os nomes são apresentados, a disputa ainda encontra um eleitorado numeroso sem escolha espontaneamente consolidada.
A pesquisa ouviu presencialmente 1.000 eleitores em 18 municípios de Mato Grosso do Sul entre os dias 8 e 13 de setembro. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O levantamento foi contratado pelo Campo Grande News e registrado no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) sob o número MS-09851/2026.





