O PSD retomou no sábado (21), em Campo Grande, as atividades do PSD Afro em Mato Grosso do Sul. A reativação da coordenadoria responsável pelas políticas de inclusão da população negra foi marcada pela posse da nova direção estadual do grupo, em cerimônia conduzida pelo presidente regional da sigla, senador Nelsinho Trad.
O comando do PSD Afro ficará a cargo de Joel Penha, reconhecido por sua atuação em projetos voltados à promoção da equidade racial, valorização da cultura afro-brasileira e fortalecimento do afroempreendedorismo.
O advogado Marcos Viana assumiu a vice-coordenação, enquanto Alessandra de Souza Ortiz foi empossada como secretária.
Durante o evento, realizado no Grand Park Hotel, lideranças lembraram iniciativas desenvolvidas durante a gestão de Nelsinho Trad na Prefeitura de Campo Grande. Entre elas está o programa Negro Nota 10, executado por Joel Penha em 2012, que premiava estudantes afrodescendentes da rede municipal com melhor desempenho em redação.
Segundo Penha, o projeto contribuiu para reduzir a evasão escolar em um período em que o problema preocupava a comunidade educacional.
"Em 2012, nós ainda tínhamos muita resistência devido a uma pauta pouco explorada e quem deu o pontapé nessa pauta, dar popularidade e autenticidade nas políticas públicas, foi o senador Nelsinho Trad, na época que era prefeito, quando lançamos o projeto Negro Nota 10, em que premiávamos os alunos da rede pública com incentivo à educação", afirmou.
"Lembro que na época o jargão era 'Campo Grande a gente que faz', e realmente ele, Nelsinho Trad, fazia, não era só palavra, ele realmente fazia acontecer", completou.
Afroempreendedorismo
Um dos principais temas abordados durante o encontro foi o fortalecimento do afroempreendedorismo.
Nelsinho Trad afirmou que pretende atuar pela aprovação do Projeto de Lei nº 2.538/2020, que cria a Política Nacional de Apoio ao Afroempreendedorismo, com foco especial em mulheres, jovens e comunidades quilombolas.
A proposta foi idealizada por Joel Penha e já tramita no Senado Federal.
Segundo o parlamentar, a iniciativa representa uma oportunidade de ampliar a inclusão econômica e gerar novas oportunidades para empreendedores negros em todo o país.
"Isso é combustível para gente continuar seguindo em frente. Quando a gente vê um estímulo desses, lembrando dos nossos antepassados, que serviram de referência para a gente, isso serve de energia, de inspiração para continuarmos seguindo em frente", afirmou Nelsinho Trad.
Novas frentes de atuação
Com a reativação do PSD Afro, a proposta é ampliar ações voltadas à equidade racial e fortalecer políticas públicas para as comunidades negras do Estado.
A coordenadoria pretende atuar em áreas como educação, empreendedorismo, qualificação profissional, sustentabilidade, inovação e desenvolvimento das comunidades quilombolas.
Representantes do grupo também defenderam maior atenção às demandas das periferias e das 22 comunidades quilombolas existentes em Mato Grosso do Sul, especialmente em áreas como infraestrutura, moradia, urbanização e inclusão social.
A empresária Marluce de Barros destacou que o projeto poderá incentivar mulheres a empreender e compartilhar experiências profissionais.
Já o jamaicano Brayant Amardy, que atua em ações ligadas ao atendimento de imigrantes no Brasil, afirmou que pretende desenvolver iniciativas voltadas ao ensino de idiomas para a comunidade afrodescendente.
A esposa do senador, Keilla Trad, também participou da cerimônia e se emocionou ao ouvir relatos sobre os desafios enfrentados pela população negra.
O vereador Otávio Trad, líder do PSD na Câmara Municipal de Campo Grande, colocou o mandato à disposição das ações que venham a ser desenvolvidas pelo PSD Afro no Estado.






