Campo Grande

Carnaval começa nesta sexta com blocos na Esplanada Ferroviária

A expectativa é que o espaço reúna cerca de 130 mil pessoas por dia, além de mais 20 mil pessoas nos dois dias de desfile das escolas de samba, na Praça do Papa.






O Carnaval de Campo Grande começa nesta sexta-feira (13), com abertura oficial na Esplanada Ferroviária, principal palco dos blocos de rua da Capital.

A expectativa é que o espaço reúna cerca de 130 mil pessoas por dia, além de mais 20 mil pessoas nos dois dias de desfile das escolas de samba, na Praça do Papa.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Valdir Gomes, a Prefeitura montou estrutura nos dois principais pontos da cidade para receber o público neste ano.

Entre as ações estão mais de 100 banheiros químicos instalados, limpeza reforçada após os eventos, grades e interdições viárias coordenadas pela Agetran. Confira os locais e as rotas aqui.

Com antecipação e organização, o município planejou todo o aparato para este ano, indo desde a organização do comércio de ambulante, segurança, trânsito e atendimento em saúde nos dois pontos, com equipes de urgência das 17h à meia-noite, nos dias de programação.

Quanto à segurança contará com atuação integrada da Polícia Militar, com cerca de 180 policiais por noite, além de Cavalaria e Batalhão de Choque. A Guarda Civil Metropolitana atuará com 300 agentes, 22 viaturas, 10 motos e um micro-ônibus como base móvel. A orientação é que os foliões aproveitem a programação com responsabilidade e atenção às recomendações dos órgãos de segurança.

Abertura dos blocos oficiais

Entre os blocos que abrem a folia nesta sexta-feira (13), está o Farofolia, maior bloco LGBTQIA+ de Mato Grosso do Sul, que traz como atração nacional a funkeira Valesca Popozuda.

“Nossa ideia foi conectar o funk do Rio de Janeiro às expressões carnavalescas do Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. Em ano de Copa do Mundo, o encontro entre Carnaval, música popular e identidade nacional ganha ainda mais potência simbólica”, afirma o produtor Thallyson Perez.

No domingo (15) segue a vez, de um dos blocos mais esperados, o Capivara Blasé realiza programação nos dias 15 e 16 de fevereiro, na Esplanada Ferroviária, com atrações musicais e espaço infantil, o Capivarinha, voltado a crianças de 5 a 12 anos, a partir das 15h.

“A nossa expectativa são as melhores possíveis para que a gente possa realizar uma grande festa e que essa grande festa possa repercutir no aquecimento da economia da cidade durante todos esses dias”, afirma o organizador Vitor Hugo Samudio.

O bloco contará ainda com ponto de apoio da Cruz Vermelha, área reservada para PCD e intérprete de Libras no palco principal.

Para Silvana Valu, responsável pelo Bloco Cordão Valu, a expectativa é a melhor possível. “São 20 anos do nosso bloco na rua e isso me emociona muito. A gente trabalha muito para entregar um Carnaval bonito, organizado e seguro. Espero ver a cidade feliz, as famílias na rua e essa energia linda que só o Carnaval de Campo Grande tem”. O Cordão Valu coloca o bloco na rua na segunda-feira (16).

Outros blocos também entram na folia

No sábado (14), das 9h às 14h, a Morada dos Baís recebe o bloco Acorda o Galo, com DJ TGB e Samba do Caramelo.
“O segundo ano sempre traz mais maturidade e mais reconhecimento do público. A expectativa é de uma manhã muito bonita, com participação diversa e um clima de alegria que é a marca do Acorda o Galo”, afirma a produtora Ana Ostapenko.

Já na segunda-feira (16), a Orla Morena recebe o bloco Cia Barra da Saia, das 15h às 22h, com programação voltada também para mães e crianças. “Carnaval não precisa ser sinônimo de sufoco. Pode ser abraço, memória e pertencimento”, afirma Angela Montealvão, idealizadora do bloco.

Escolas de samba

Já nesta quinta-feira (12), acontece o último dia de ensaio técnico das escolas de samba, na Praça do Papa, a partir das 19h, com Os Catedráticos do Samba, Deixa Falar e Cinderela Tradição.

No entanto, os desfiles oficiais serão realizados nos dias 16 e 17 de fevereiro, às 19h.