Política e Transparência

Oposição apresenta 41º pedido para impeachment de Moraes

Andamento depende da Presidência do Senado, mas Davi Alcolumbre não demonstra disposição para medida






Parlamentares de oposição apresentaram, dois pedidos de impeachment contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Os alvos são Flávio Dino e Alexandre de Moraes.

Levantamento da CNN Brasil, com base em dados do Senado Federal, aponta que o pedido de impeachment apresentado nesta quarta-feira (15) é o 41º que cita o ministro Alexandre de Moraes. Com relação a Flávio Dino, trata-se do 7º do mesmo tipo.

O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) destacou que o novo pedido contra Moraes tem a assinatura de 90 deputados federais e cita, principalmente, supostas ilegalidades cometidas pelo ministro e expostas pelo ex-assessor Eduardo Tagliaferro.

“Os processos de Alexandre de Moraes, aqueles que ele conduz, são nulos de pleno direito e absolutamente viciados”, defendeu o deputado em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (15).

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) destacou que dez senadores assinam o pedido de impeachment contra o ministro Flávio Dino. “Esse pedido de impeachment vem sendo construído há algum tempo, a gente não banaliza pedidos de impeachment”, afirmou.

O pedido de impeachment pode ser apresentado por qualquer cidadão, seja parlamentar ou não, mas cabe ao Senado Federal processar e julgar ministros do STF por eventuais crimes de responsabilidade.

Após protocolar o pedido, dar andamento à medida é uma decisão do presidente do Senado. Atualmente, a Casa Legislativa é presidida por Davi Alcolumbre (União-AP), que não tem demonstrado disposição para uma medida desse tipo.

*Levantamento leva em conta as petições que tramitam no Senado Federal de representação contra autoridades e que citam os ministros nominalmente em sua ementa. (CNN)