A Usina Cedro, em Paranaíba, é mais uma demonstração eloquente da confiança dos investidores em Mato Grosso do Sul. A opinião, do deputado estadual Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa (Alems), ecoou amplamente no ato de inauguração de mais um investimento do Grupo Pedra Agroindustrial, “O empresariado sabe em que lugar faz seus negócios, não somente pelas potencialidades locais, mas por existir um ambiente de segurança, infraestrutura, logística e políticas de fomento”, argumentou.
Segundo o deputado, este é mais um avanço na produção de energia limpa, propiciado pela confiança dos investidores na estabilidade política e econômica do Estado. “Ser empresário em um país que cresce pouco e com tantos desafios não é para qualquer um. É para quem tem fé e visão de longo prazo”, pontuou. “Aqui conseguimos criar um ambiente de negócios estável, de credibilidade e segurança, que atrai investimentos como este, reconhecido no Brasil e fora dele”, acrescentou.

Empregos
A indústria – que poderá produzir diariamente 1,4 milhão de litros de etanol hidratado e 850 mil litros de etanol anidro – gerou cerca de 1,2 mil empregos diretos e indiretos, mais um ponto diferenciado para Gerson: “A abertura de novas vagas de trabalho alimenta a economia no ponto social de maior alcance humano desta cadeia de negócios, que é abrir oportunidades”, enfatizou. “Além disso, o projeto empresarial traz respostas diretas a grandes desafios globais, como a sustentabilidade, a segurança alimentar e as novas matrizes energéticas”, emendou.
O deputado chama a atenção para um dado significativo: agora, Mato Grosso do Sul amplia a sua participação na produção de etanol, açúcar e bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar e do milho. O Estado possui 22 usinas de bioenergia em funcionamento e cerca de 50 fornecedores de cana. Juntos, estes negócios ofereceram mais de 30 mil empregos diretos em 40 municípios.
Na safra 2024/25, a produção estadual alcançou 4,2 bilhões de litros de etanol, lançando o Estado na quarta posição no ranking do setor.