A solenidade aconteceu no CEMTE (Centro Municipal de Treinamento Esportivo), onde também foram homenageados quatro servidores que concluíram o 1º Curso de PATAMO (Patrulhamento Tático Motorizado), promovido em Itapema (SC).
Reconhecido nacionalmente pela complexidade e alto nível técnico, o PATAMO capacita operadores para atuação em situações de alto estresse, com foco em técnicas avançadas de abordagem, tiro, direção e controle situacional.
Com a conclusão dos cursos, Campo Grande passa a contar com mais de 100 guardas aptos a atender ocorrências ambientais, reforçando as ações da Patrulha Ambiental. Os agentes participaram de aulas teóricas e práticas com instrutores da própria GCM, além de profissionais do IBAMA, Polícia Civil, Imasul e especialistas em direito ambiental.
Durante a solenidade, também foi feita a entrega de 10 carabinas Taurus CTT calibre .40, fruto de um investimento de R$ 150 mil da Prefeitura. Os novos armamentos visam ampliar a capacidade de resposta da Guarda Municipal e garantir maior segurança à população.
A prefeita Adriane Lopes destacou o papel fundamental da qualificação contínua como instrumento para melhorar a atuação dos agentes nas ruas.
“Campo Grande é referência em segurança porque investe nas pessoas que cuidam da nossa cidade. Ao capacitar nossos guardas e entregar equipamentos modernos, garantimos mais proteção à população e valorizamos os servidores que estão diariamente na linha de frente”, afirmou a chefe do Executivo municipal.
O secretário especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, também ressaltou a importância do planejamento contínuo e os investimentos feitos pela Prefeitura para o fortalecimento da Guarda Civil Metropolitana.
“Iniciamos o ano de 2025 com várias entregas para a Guarda Civil Metropolitana, a demonstração da preocupação e da sensibilidade da administração municipal que investe, constantemente, na capacitação e valorização dos servidores, nos permitindo nos últimos dois anos um avanço jamais visto na história da instituição”, pontuou o secretário.
Para o GCM Valdinei Cordeiro, na corporação há 15 anos e um dos formandos do curso de habilitação ao armamento calibre .40, a qualificação representa mais preparo e confiança no trabalho diário.
“Foram 112 horas de muito trabalho e preparação. Ter esse tipo de capacitação dentro da nossa instituição é fundamental. Hoje, no Brasil, nós temos uma das Guardas mais completas. Nós temos tutores que são referência em diversas áreas o que garante um nível de excelência à corporação e nos mantém preparados para lidar com diferentes situações, garantindo a nossa segurança e a da população”, disse.
Já o guarda Eduardo Expedito, um dos que concluiu a formação da Fiscalização Ambiental, destacou a relevância do curso voltado ao meio ambiente.
“É uma honra poder fazer parte dessa turma. Estamos muito felizes em poder evoluir e nos preparar para combater crimes, inclusive ambientais. As capacitações nos permitem avançar e fortalecer a atuação da Guarda Civil Metropolitana em toda a cidade”, afirmou.