A última CPI instaurada na Câmara Municipal foi a do Táxi, em 2017. Desde então, dez tentativas de abertura de CPIs foram feitas, não chegando a ser instaladas. Agora, oito anos depois, a Câmara retoma seu papel investigativo para apurar a qualidade do serviço de transporte público oferecido à população campo-grandense.
O presidente da Casa de Leis, vereador Epaminondas Neto, o Papy, celebrou a abertura da CPI, destacando seu papel na fiscalização do serviço de transporte público urbano. “Como presidente, vou dar suporte aos cinco membros da Comissão. Cada um terá suas responsabilidades e trabalhará para fornecer respostas ao cidadão. Essa é uma CPI a favor da cidade e das pessoas”, afirmou Papy.
A CPI, composta pelos vereadores Dr. Lívio (presidente), Ana Portela (relatora), Júnior Coringa, Luiza Ribeiro e Maicon Nogueira, tem até julho para concluir as investigações sobre a idade média da frota do consórcio, o equilíbrio financeiro contratual e a fiscalização do serviço por parte da Prefeitura.
O presidente da CPI, vereador Dr. Lívio, ressaltou a articulação dos vereadores que possibilitou a instalação da Comissão. “Temos que comemorar, pois esse era um clamor da população. É fundamental que a Câmara atue como mediadora nessa situação que envolve o Consórcio, a Prefeitura e, principalmente, os campo-grandenses, que pagam caro por um serviço que deixa muito a desejar”, ponderou Dr. Lívio.
A vereadora Ana Portela destacou os principais pontos de investigação da CPI, como a questão da frota, a qualidade do serviço, a morosidade do serviço. “Nós vamos fazer visitas in loco, vamos trazer também pessoas técnicas para poder dar esse parecer e é importante a gente ressaltar que todo esse grupo vai caminhar junto, para trazer esse retorno dessa investigação da forma que a população tanto espera”, ressaltou.
Canal de denúncias – Além de atender ao clamor social com a instalação da CPI do Transporte Público, a Câmara Municipal também disponibilizou canais para receber reclamações e denúncias dos cidadãos. Os usuários podem entrar em contato pelo WhatsApp (67) 3316-1514, pelo e-mail cpidotransporte@camara.ms.gov.br ou por meio do formulário disponível no site oficial da Casa de Leis.
“Sou a favor da população que utiliza o transporte público. A Ouvidoria foi criada para que as pessoas possam se manifestar e fazer suas denúncias. Quanto maior for o debate, melhor para a população. O Consórcio precisa prestar esclarecimentos, vir à Câmara para apresentar informações e explicar os problemas do serviço, a falta de renovação da frota e a ausência de investimentos. A Câmara está comprometida em dar respostas à população”, finalizou Papy.