Agendado para segunda-feira (27), o encontro entre os vereadores e a bancada federal é uma das ações definidas na estratégia de gestão em curso na Câmara Municipal de Campo Grande. Esta é uma das iniciativas com as quais o presidente da Mesa Diretora, Epaminondas Vicente Silva Neto, o Papy (PSDB), pretende potencializar as responsabilidades institucionais, regimentais e políticas do Legislativo.
Uma série de encontros com diversos segmentos representativos da sociedade vem sendo realizada pela Mesa Diretora. No entanto, a reunião com os deputados e senadores têm carimbo específico, que é estabelecer critérios unificados para a captação de recursos federais, seja por emendas parlamentares, seja por outros meios nesta área de competências.
Além dos 11 integrantes da bancada federal, semelhante processo de estreitamento será efetivado com os deputados estaduais, que igualmente gozam do direito de reservar verbas orçamentárias do Estado para os 79 municípios. No entanto, Papy trabalha para que o protagonismo da Câmara seja ainda mais produtivo.
PAPÉIS RELEVANTES
Com apoio total dos colegas, ele quer que o Legislativo qualifique ao máximo todas as suas atribuições. Cita, então, outros papéis relevantes, os de legislar e fiscalizar o Executivo. Para apreciar, votar, propor, atualizar ou descartar as leis Papy salienta que as comissões serão fortalecidas e terão melhores condições para aprofundar conhecimentos necessários, entre eles os que versam sobre constitucionalidade e base jurídica.
“Com as comissões, o trabalho tem sido competente, que demanda um esforço singular. Porém, nós vamos além, estamos todos convencidos que o crescimento vertiginoso da cidade impõe novos desafios, são mais exigentes as demandas. E a Câmara precisa estar à altura, para assegurar à população os benefícios que ela reclama”, afirma. Folha CG