A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza, a partir das 19h desta quarta-feira (1º), no plenário, sessão solene para entrega do Diploma e da Medalha do Mérito Legislativo em Homenagem ao Cooperativismo Sul-Mato-Grossense. Proposta pelo deputado Professor Rinaldo Modesto (União), a solenidade vai homenagear pessoas físicas e jurídicas que se destacam na prestação de serviços, no desenvolvimento e no fortalecimento do movimento cooperativo no Estado.
As honrarias foram instituídas pela Resolução 22/2025, de autoria do Professor Rinaldo. Essa normativa foi alterada recentemente com aprovação de proposta também de autoria do parlamentar. Com a mudança, foi incluída a expressão "sul-mato-grossense" ao nome das comendas. A mudança buscou valorizar a identidade local e a atuação regional do setor.
Além do deputado proponente, a solenidade vai contar com a presença de representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Também são esperadas lideranças e representantes do cooperativismo sul-mato-grossense.
Cooperativismo
Dados de 2024 do Sistema OCB mostram que Mato Grosso do Sul conta com 492.349 cooperados e soma R$ 33,72 bilhões em ativos, registrando um crescimento expressivo de 14,5% na comparação com o ano de 2023.





