Pré-candidato ao Senado pelo PL (Partido Liberal), o ex-governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, tem colocado o fortalecimento dos municípios entre as prioridades de sua futura atuação no Congresso Nacional.
Com experiência como prefeito de Maracaju, presidente da Assomasul, deputado federal e governador do Estado por dois mandatos, ele avalia que a concentração de recursos em Brasília continua sendo um dos principais obstáculos para que as cidades consigam atender às demandas da população.
Nesse contexto, o ex-governador demonstra preocupação com os efeitos da reforma tributária sobre as receitas municipais e defende uma maior participação dos municípios na divisão dos recursos arrecadados pela União.
“Quero ser o senador dos municípios, lutando para trazer mais recursos federais para a ponta, onde as pessoas vivem e precisam dos serviços públicos. Hoje, cerca de 58% dos impostos pagos no país ficam em Brasília, longe da realidade da população. Apenas 18% chegam aos municípios. E, com a reforma tributária, esse quadro pode piorar. Quem conhece as cidades sabe que é nelas que os problemas precisam ser resolvidos”, ressalta.
Responsável por uma gestão marcada pelo perfil municipalista, Reinaldo lembra que, durante os oito anos em que esteve à frente do Governo do Estado, os investimentos ultrapassaram R$ 8 bilhões nos 79 municípios sul-mato-grossenses.
Segundo ele, a experiência acumulada ao lado dos prefeitos e das lideranças locais reforçou a convicção de que o desenvolvimento regional passa necessariamente pelo fortalecimento das administrações municipais e pela descentralização dos recursos públicos.
“A convivência diária com prefeitos, vereadores e lideranças locais mostrou que o município precisa ser valorizado. Governei sem olhar partido político de prefeito. Onde havia necessidade, o Estado esteve presente, aplicando mais de R$ 8 bilhões nos municípios. É essa visão municipalista, de parceria e respeito às cidades, que quero levar para o Senado”, afirma.
Presidente do PL em Mato Grosso do Sul, Reinaldo defende a reeleição do governador Eduardo Riedel (PP) e a eleição do senador Jair Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República.
Agenda
Há dias, ao lado do governador Eduardo Riedel, Reinaldo participou de vistoria em obras de infraestrutura e saúde no município de Rio Brilhante.
Durante a agenda, o prefeito Lucas Foroni destacou que sua administração foi inspirada no modelo municipalista implantado por Reinaldo e continuado por Eduardo Riedel.
Foroni ressaltou ainda que o município está próximo de alcançar praticamente 100% de pavimentação asfáltica em ruas e avenidas graças às parcerias entre Prefeitura e Governo do Estado.
Compromisso
Como pré-candidato ao Senado, Reinaldo afirma que pretende atuar fortemente em defesa dos municípios brasileiros, priorizando: reforma do pacto federativo, ampliando a participação dos municípios na divisão dos recursos arrecadados pela União; redução da burocracia para liberação de emendas e convênios federais; fortalecimento do FPM (Fundo de Participação dos Municípios); e ampliação de investimentos em infraestrutura urbana, saúde regionalizada e desenvolvimento econômico local.





