Geral

Campos Neto e fundador da Reag serão ouvidos pela CPI do Crime Organizado

Senadores querem esclarecer supostas falhas de fiscalização e a liquidação de fundo ligado à Reag Investimentos






A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Crime Organizado colocou na pauta desta terça-feira (3), às 9h, os depoimentos do ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do fundador da Reag Investimentos, João Carlos Falbo Mansur.

De acordo com a Agência Senado, ambos serão questionados no âmbito das apurações que envolvem o colapso do banco Master e possíveis falhas no sistema de fiscalização financeira.

A convocação de Campos Neto foi apresentada pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), que aponta a quebra do banco como um dos principais episódios a serem esclarecidos pela comissão.

A intenção, segundo o parlamentar, é reunir informações técnicas que ajudem a entender a atuação dos órgãos de controle e eventuais lacunas regulatórias durante o período em que Campos Neto esteve à frente do Banco Central, entre 2019 e 2024.

Já a presença de Mansur atende a requerimento do presidente da CPI, senador Fabiano Contarato (PT-ES). A expectativa é que o empresário preste esclarecimentos sobre a liquidação de um fundo ligado à Reag Investimentos, medida adotada pelo Banco Central após a identificação de infrações consideradas graves.

Paralelamente aos trabalhos da CPI, a Polícia Federal e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) conduzem investigações sobre um suposto esquema de manipulação no mercado financeiro, que teria envolvido gestores do banco Master e da Reag.