O cenário fiscal, que ficou ainda mais desafiador a partir de 2025, não engessou a capacidade de investimentos estratégicos do governo estadual. Ao fazer esta afirmação, o secretário-chefe da Casa Civil, Waltinho Carneiro, tomou como exemplo de suas palavras os dados da presença da gestão municipalista de Eduardo Riedel (PP) em Corumbá e Ladário, que até agora já foram atendidos pelo Estado com obras e serviços de quase R$ 1 bilhão.
“São obras de educação, saúde, saneamento básico e infraestrutura urbana, em sua maioria. que abriram aos dois municípios do Pantanal um novo e histórico ciclo de desenvolvimento”, definiu. Segundo Waltinho Carneiro, o governo manteve o ritmo de investimentos após a adoção de um rigoroso pacote de contingenciamento, com redução de 25% das despesas correntes.
A estratégia – disse – garantiu equilíbrio fiscal e consolidou Mato Grosso do Sul como o estado que mais investe per capita no Brasil. “É o resultado de uma gestão responsável, que enfrentou o custeio da máquina pública sem deixar de investir onde a população mais precisa. Corumbá e toda a região do Pantanal são prioridades”, enfatizou.
“Apesar do cenário fiscal desafiador, o governador Eduardo Riedel manteve o ritmo de investimentos”.
Avanços
Ele citou o saneamento básico nas cidades como um dos principais avanços. “Mato Grosso do Sul está caminhando para ser o primeiro estado a alcançar 100% de cobertura em esgoto, até 2028, ação que impacta diretamente a saúde pública, a preservação do Pantanal e a qualidade de vida da população”, descreveu.
Na educação, mais de 80% das escolas estaduais já adotaram o ensino em tempo integral, com salas climatizadas, lousas digitais, laboratórios de ciências e robótica, internet de alta velocidade e atividades esportivas e culturais.
“O Estado também oferece um dos melhores salários do país aos professores, refletindo na melhora dos índices de aprendizagem e na redução da evasão escolar”, emendou.
Ao comentar outros ganhos, o secretário citou o cenário de empregabilidade. Desde 2023, mais de 250 mil pessoas receberam capacitação por meio do programa MS Qualifica Educação Profissional, além de iniciativas como voucher transportador, economia criativa e programas voltados à tecnologia.
Na saúde, o Governo do Estado avança na regionalização dos atendimentos. Em Corumbá, o hospital regional passa por reformas e recebe novos investimentos, enquanto o Estado mantém o compromisso com a implantação de uma nova unidade hospitalar para atender toda a região do Pantanal. “O fortalecimento da saúde regional é compromisso do governador e uma demanda justa da população”, concluiu.





