Campo Grande

Boulos diz que políticas precisam chegar à ponta em ação no Lageado

A fala foi feita durante a Feira da Cidadania, realizada no CEU das Artes, no Parque Lageado, em Campo Grande






Ao defender que políticas públicas só fazem sentido quando chegam diretamente a quem precisa, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, destacou a importância de ações que aproximam o Estado da população.

A fala foi feita na quinta-feira (5), durante a Feira da Cidadania, realizada no CEU das Artes, no Parque Lageado, em Campo Grande.

“Estamos aqui para escutar, ver a realidade das pessoas e encaminhar as soluções”, afirmou o ministro ao visitar os estandes e conversar com moradores da região.

Segundo ele, além da oferta de serviços, a iniciativa também cumpre o papel de reunir demandas da comunidade e dar encaminhamento às necessidades mais urgentes.

A ação reuniu atendimentos gratuitos e sem necessidade de agendamento prévio, com foco na população em situação de vulnerabilidade social. O evento foi promovido pelo Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e o Governo do Estado.

Representando a prefeita Adriane Lopes, a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Camilla Nascimento, destacou que a integração entre os entes públicos fortalece a rede de atendimento.

“O que as pessoas precisam é que as ações cheguem até elas. Esse espaço é um canal importante para alcançar nossa população e atender o máximo de demandas possível”, afirmou.

Camilla também ressaltou o papel estratégico do CEU das Artes do Lageado, que abriga o Cras Rosa Adri e atende mais de 16 mil moradores da região. O espaço foi inaugurado no ano passado, por meio de parceria com o Governo Federal.

Cadastro Único concentra maior procura

Entre os serviços mais demandados ao longo da Feira da Cidadania esteve o Cadastro Único, considerado a principal porta de entrada para programas sociais.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania mobilizou uma equipe exclusiva de entrevistadores para atualização cadastral e inclusão de novas famílias, com expectativa de atender cerca de 300 famílias durante a ação.

Moradora da região, a dona de casa Maria Aparecida Rodrigues buscou orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), recebido por um familiar. “Pude resolver tudo no mesmo lugar. Fui muito bem atendida e esclareceram tudo o que preciso fazer para desbloquear o benefício”, relatou.

Já Gisele Souza do Carmo aproveitou o atendimento para regularizar pendências no CPF do filho, que não constava no sistema. “Deu tudo certo e o atendimento foi rápido”, contou.

Durante a visita ao espaço do Cadastro Único, a vice-prefeita apresentou ao ministro o fluxo de atendimento das 21 unidades de Cras do município e informou que cerca de 180 mil famílias estão inscritas no CadÚnico em Campo Grande, sendo aproximadamente 50 mil beneficiárias do Bolsa Família.

Além do Cadastro Único, a Feira da Cidadania ofereceu serviços nas áreas de Saúde, Habitação, Trabalho, Causa Animal, Vigilância em Zoonoses, Jurídico, Cidadania e Ouvidoria Itinerante, por meio de estandes e unidades móveis, concentrando em um único espaço atendimentos que, no dia a dia, exigiriam deslocamento por diferentes pontos da cidade.