Municípios

Enxurrada destrói ponte após rio transbordar em Corguinho

Chuvas intensas causam danos em estradas, pontes e deixam famílias desalojadas em Rio Negro e Corguinho.






A força da chuva que atinge a região central de Mato Grosso do Sul provocou estragos significativos em Corguinho. A ponte sobre o Rio Taboco, localizada na rodovia MS-352, foi completamente destruída após o rio transbordar durante as chuvas registradas na quarta-feira (4).

O município, segundo o G1MS, enfrenta problemas desde a última segunda-feira (2) e, diante do agravamento da situação, a prefeitura decretou estado de emergência.

O decreto aponta que o grande volume de chuva causou alagamentos em residências, destruição de pontes e danos severos em estradas rurais e trechos da própria MS-352.

Os prejuízos mais graves foram registrados nas proximidades da Fazenda Santo Onofre, onde a ponte foi totalmente levada pela enxurrada. No Distrito do Taboco, ao menos duas famílias precisaram deixar suas casas, enquanto moradores da Comunidade Boa Sorte ficaram isolados. Diversas residências também foram atingidas pela água.

Situação crítica também em Rio Negro

Os reflexos das chuvas não se limitaram a Corguinho. Em Rio Negro, a cerca de 54 quilômetros de distância, pontes e estradas também sofreram danos, levando o prefeito Henrique Ezoe a decretar situação de emergência no município.

De acordo com a prefeitura, cerca de 700 pessoas ficaram isoladas. A Defesa Civil realizou vistorias em pontos críticos, como a ponte sobre o Rio Negro, na estrada da Ponte Nova, onde a cabeceira apresenta danos estruturais. Também foram identificados problemas na ponte do Rio do Peixe, no Córrego Café, além de pontes menores em estradas vicinais, que tiveram queda nas cabeceiras.

“Nossa equipe está à disposição e atenta para realizar as manutenções necessárias. Mais à frente vamos apresentar um balanço geral dos impactos dessa chuva em Rio Negro”, afirmou o prefeito.

Ainda segundo a administração municipal, os temporais causaram quedas de pontes, danos em vias de acesso, isolamento de comunidades e alagamentos de casas, ampliando o cenário de alerta na região.