Saúde

Residência em Oncologia é aberta em Mato Grosso do Sul pela Cassems

Programa oferece 24 vagas em especialidades médicas e multiprofissionais nos hospitais de Campo Grande e Dourados.






Mato Grosso do Sul passa a contar, a partir deste ano, com um programa inédito de residência na área de Oncologia. A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) abriu inscrições para seus programas de residência médica e multiprofissional por meio do Exame Nacional de Residência (Enare), a partir de 22 de janeiro.

Ao todo, são 24 vagas distribuídas entre os hospitais da Cassems em Campo Grande e Dourados, contemplando diferentes especialidades e marcando um avanço importante na formação de profissionais de saúde no Estado.

Pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, a Cassems implanta a Residência Multiprofissional em Atenção Oncológica, iniciativa conduzida pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) no Hospital Cassems de Dourados. O programa oferece vagas para Enfermagem (3), Fisioterapia (2), Farmácia (2), Psicologia (2) e Nutrição (1), ampliando a formação especializada em uma área considerada estratégica e de alta complexidade.

Além disso, Dourados passa a contar com duas novas residências médicas em Oncologia, sendo uma vaga em Oncologia Clínica e uma em Cirurgia Oncológica, ambas com bolsas financiadas pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde.

Vagas em Campo Grande

Na Capital, o Hospital Cassems de Campo Grande disponibiliza vagas em diferentes áreas da residência médica, com oportunidades em Pediatria (4), Anestesiologia (2), Clínica Médica (2), Medicina Intensiva (2) e Otorrinolaringologia (2), reforçando o papel da instituição na formação de especialistas para o sistema de saúde regional.

Cronograma do Enare

Conforme o calendário oficial do Enare, o resultado do processo seletivo será divulgado em 26 de janeiro. A etapa de pré-matrícula nas instituições está prevista para começar em 6 de fevereiro, enquanto o início das aulas teóricas e das atividades práticas ocorre a partir de março.

Estrutura e formação profissional

Os programas de residência da Cassems se destacam pela infraestrutura hospitalar moderna, uso de tecnologias avançadas e adoção de protocolos internacionais de segurança e qualidade assistencial. No caso da Oncologia, a iniciativa busca suprir uma lacuna histórica na formação de profissionais especializados no interior do Estado.

Os residentes terão acompanhamento de preceptores experientes, vinculados ao NEP, além de vivência em um ambiente que alia gestão hospitalar, cuidado humanizado e prática multiprofissional, dentro da maior operadora de planos de saúde de Mato Grosso do Sul.