Política e Transparência

Chamado de MS é prioridade maior afirma Waltinho Carneiro

Secretário interrompeu promissora trajetória eleitoral assumir demanda estratégica do governo Riedel.






Candidato à Câmara dos Deputados em 2022, pelo PP, ele saiu das urnas com 39.860 votos. Ficou na primeira suplência e, mais do que isto, teve o seu nome incluído entre as lideranças da geração que começa a abrir novos caminhos na política de Mato Grosso do Sul.

No entanto, o advogado Waltinho Carneiro não cedeu ao apelo relativamente fácil, que seria atender ao chamado partidário e entrar na disputa seguinte, com melhor estrutura e condições mais favoráveis para garantir um mandato. Seguiu outro rumo.

A mudança de rumo aconteceu quando o governador Eduardo Riedel (PP) o convidou para substituir o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha. O cargo é um dos mais exigidos da máquina. Está no centro de um furacão por onde transitam as mais variadas e complexas expectativas pela solução governamental.

Além de ser a ponte na relação entre governo e sociedade, a Casa Civil também é como um para-choque, um lugar onde se precisa dizer “sim” e “não” sem gerar falsas expectativas ou provocar aborrecimentos.

E é funcionando assim que Riedel vem levando adiante, e com êxito, o seu modelo estratégico de gestão, com foco no desenvolvimento social, econômico e sustentável.

Ações transversais envolvem todas as secretarias nas intervenções programáticas e a governança, responsável e visionária, é dinamizada por realizações conceituadas e executadas na ótica participativa e democrática do municipalismo.

Com tradição vitoriosa, Dourados ganha musculatura para disputar o Governo MS
O secretário da Casa Civil, Waltinho Carneiro, é primeiro suplente da Câmara dos Deputados. Na foto acima Waltinho com o pai Walter Carneiro e com o Governador Riedel.

“No sangue”

Para encarar um desafio nessas dimensões, adiar projetos na política e aceitar o convite do governador, Waltinho Carneiro revitalizou sua fé e sua confiança, consultando princípios da formação pessoal e profissional, além de considerar experiências vitoriosas na gestão pública e, é óbvio, inspirar-se no DNA familiar – o pai, Walter Carneiro, um dos nomes mais destacados na história sul-mato-grossense, foi deputado estadual constituinte e presidiu a Assembleia Legislativa.

“A política está no sangue, mas os chamados do governo e do serviço ao Estado estão em primeiro lugar”, afirma.

Questionado sobre seus planos políticos e a eventualidade de disputar cargos eletivos este ano ou então na sucessão municipal de Dourados, foi categórico: “Tenho uma missão e ela me foi confiada pelo governador Riedel. Se ele precisou de mim e confia no meu trabalho, decidi responder ao seu chamado, pois trata-se de servir ao Estado. Isto é mais importante que meus eventuais projetos políticos”.

Sobre Dourados, Waltinho Carneiro observa que o município “está caminhando bem com o prefeito Marçal Filho”, Para ele, as prioridades são o desenvolvimento sul-mato-grossense e a reeleição de Riedel.

Com pós-graduações em Direito Constitucional e Direito de Estado – ênfase em Controle Externo, é graduado também em Publicidade e Marketing, tem especialização em Planejamento Estratégico pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), habilitação pelo Programa de Governança para Administradores de Estatais da Fundação Dom Cabral e é membro certificado Edtech da Board Academy.

Foi adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), acumulando a direção da MS Mineral; membro do Conselho da Fundação de Saúde do Hospital Regional Rosa Pedrossian, do Conselho Estadual do Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO), do Conselho dos Secretários de Fazenda dos Municípios de MS e do Conselho de Administração da Agência de Habitação (Agehab). Presidiu também a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) numa gestão que, entre outras conquistas, iniciou a universalização do sistema.