Geral

Morre o jornalista Santa Rosa, aos 86 anos, em Campo Grande

Jornalista e servidor público tratava complicações respiratórias e estava internado na Cassems






Luiz Gonzaga de Santa Rosa, jornalista com atuação na imprensa e na administração pública de Mato Grosso do Sul, morreu na quinta-feira (11), aos 86 anos, em Campo Grande.

De acordo com reportagem do Campo Grande News, ele estava internado no hospital da Cassems, onde recebia tratamento médico, e faleceu após complicações decorrentes de pneumonia.

Com origem em Propriá, no interior de Sergipe, Santa Rosa chegou à região Centro-Oeste ainda antes da criação de Mato Grosso do Sul.

Ingressou no Banco do Brasil, instituição pela qual se aposentou, após ter sido afastado durante o regime militar e posteriormente reintegrado.

A projeção pública veio com a atividade jornalística, principalmente por meio do colunismo social, espaço em que acompanhava eventos, relações institucionais e movimentações políticas da Capital.

A atuação o levou, nos anos 1970, à direção das Listas Telefônicas Paulista S.A., quando passou a responder pela produção dos catálogos telefônicos em todo o Mato Grosso unificado.

Após a instalação do novo Estado, em 1979, Santa Rosa passou a integrar a estrutura administrativa estadual. Atuou na Assembleia Legislativa, onde exerceu a função de diretor de Patrimônio, e também esteve à frente do Diosul (Diário Oficial do Estado).

No Poder Executivo, ocupou cargos ligados à comunicação institucional, incluindo a coordenação da área durante o governo Ramez Tebet. Ao longo da carreira, manteve relação próxima com setores da imprensa e do serviço público.

Nos últimos anos, a rotina foi impactada por problemas de saúde, agravados por um diagnóstico de Alzheimer. Santa Rosa deixa quatro filhos.

O velório está previsto para ocorrer a partir das 8h no Memorial Park, em Campo Grande. O sepultamento será realizado no mesmo local, às 16h30.