O governador Eduardo Riedel entregou no último sábado (15), no feriado em comemoração à Proclamação da República, obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário no município de Figueirão, executadas pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).
Durante a cerimônia, que contou com a presença do prefeito Juvenal Consolaro, parlamentares e autoridades estaduais e municipais, Riedel entregou um investimento de R$ 3,9 milhões, garantindo 15,6 mil metros de rede coletora, 690 ligações domiciliares, além de uma estação elevatória e 139 metros de linha de recalque (tubulação que leva o esgoto bombeado para a estação de tratamento).
As obras foram financiadas com recursos próprios da Sanesul por meio do Programa Avançar Cidades – 2ª Etapa.
Com as obras, Figueirão alcançou 82% de cobertura de esgoto. O pacote incluiu ainda a perfuração e ativação de um poço tubular, reforçando a segurança hídrica do município.
Para Riedel, são importantes investimentos do governo e da Sanesul não apenas em Figueirão, mas em todos os municípios sul-mato-grossenses com apoio institucional da Assembleia Legislativa e da bancada federal.
Apoio institucional
Durante o ato, o prefeito Juvenal Consolaro ressaltou o apoio político e institucional que o município tem recebido ao longo dos anos, destacando a presença de lideranças na cerimônia.
“A nossa frente aqui é composta por pessoas que estão presentes hoje fisicamente, mas que há muitos anos estão também em mandatos, com investimentos, com emendas e com decisões políticas favoráveis ao nosso lugar, ao município de Figueirão. Queremos agradecer a presença dos nossos vereadores”.
Juvenal defendeu que as escolhas políticas sejam guiadas pela consciência e pela compreensão do que está sendo feito pela cidade.
“Vamos continuar juntos, com opções bem definidas, fundamentadas na nossa consciência, no olhar que temos e naquilo que estamos vendo. E lembrar que passamos em cima do asfalto, mas embaixo dele há tubulações, redes de esgoto que contribuem com a saúde do município, estruturas escondidas que muitas vezes as pessoas não veem”, disse Juvenal Consolaro, referindo-se aos investimentos do governo e da Sanesul.






