O novo fracasso da Itália nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 gerou uma reação forte na imprensa do país. O site "Eurosport" chamou a goleada sofrida em casa para a Noruega por 4 a 1 de uma "verdadeira humilhação".
O resultado mandou a Azzurra para a disputa da repescagem, na qual a seleção tentará se classificar para o Mundial.
- O jogo que estava sendo esperado desde a terrível decepção de Oslo (quando a Itália perdeu por 3 a 0 no primeiro turno) se transformou em uma verdadeira humilhação. A esperança do gol de Pio Espósito no começo se dissipou. A Itália se viu superada no segundo tempo - escreveu o "Eurosport".
Outros jornais lamentaram ainda mais a agonia de mais uma repescagem para tentar ir à Copa do Mundo. Nas duas últimas edições, a Itália não conseguiu se classificar para o Mundial. A última participação foi em 2014, no Brasil, quando a equipe foi eliminada na fase de grupos.
- Não tivemos nem mesmo o luxo de um misto de arrependimento e vingança. O trabalho duro dos playoffs espera pela Itália. Faltam 130 dias antes dos jogos - escreveu o Corriere dela Sera.
"Lamentável"
A Itália chegou para o jogo contra a Noruega precisando de um milagre para se classificar à Copa: uma vitória por nove gols de diferença. A missão era considerada praticamente impossível, mas a forma como aconteceu a derrota causou ainda mais indignação.
- O resultado era claramente impossível, como Gattuso (técnico a Itália) disse. Mas tem uma grande diferença entre não fazer nove gols e levar quatro em casa, na frente de 70 mil torcedores. A Itália perdeu seu jogo final das eliminatórias de uma forma lamentável - escreveu o "Il fato quotidiano".
Agora, a Itália aguarda a definição dos confrontos da repescagem para saber quem será seu adversário na luta para ir à Copa do Mundo. Nas eliminatórias europeias, os vice-colocados de cada um dos 12 grupos se enfrentam nos playoffs. (Com ge - Roma)






