O setor de serviços no Brasil avançou 0,6% em setembro, na comparação com agosto, e teve alta de 4,1% em relação ao mesmo período de 2024, divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (12). Esse é o oitavo resultado positivo seguido.
Segundo o IBGE, o setor agora acumula alta de 3,3%. O volume de serviços renovou o patamar recorde da série histórica e está 19,5% acima do nível pré-pandemia – fevereiro de 2020.
Em pesquisa da Reuters, economistas previam alta de 0,4% frente a setembro e de 3,6% no ano.
O acumulado no ano foi de 2,8%. Em 12 meses, houve crescimento de 3,1%, mantendo o ritmo de crescimento frente ao acumulado até agosto (3,1%).
De agosto para setembro, três de cinco atividades tiveram crescimento. O setor de Transportes teve destaque, com avanço de 1,2%, no segundo resultado positivo seguido, e ganho acumulado de 1,5%.
“O grande destaque é a renovação do ápice da série histórica, agora em setembro de 2025. Essa renovação vem acontecendo desde o último mês de abril. O setor de transportes tem sido o grande responsável por essa sequência de taxas positivas”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.
Os demais avanços vieram do setor de informação e comunicação (1,2%), se recuperando da perda de 0,5% em agosto. Outros serviços (0,6%) também cresceram, com ganho acumulado de 2,5%, puxados por seguros, previdência complementar e planos de saúde.
Já entre as quedas no setor, os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram retração de 0,6% e os serviços prestados às famílias registraram queda de 0,5%.
Atividades turísticas
As atividades turísticas no país subiram 0,1% em setembro, frente ao mês anterior, segundo resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 1,1%.
Regionalmente, 10 dos 17 locais acompanharam a variação positiva da atividade turística nacional (0,1%). A contribuição mais relevante ficou com o Rio Grande do Sul (2,7%), seguido por Paraná (2,0%), São Paulo (0,2%) e Pará (4,9%).
Em sentido oposto, Rio de Janeiro (-0,6%) liderou as perdas do turismo neste mês, seguido por Goiás (-3,8%) e Ceará (-3,2%).
Transporte de passageiros
O volume de transporte de passageiros cresceu 0,4% entre agosto para setembro, segundo resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 0,8%.
Já o volume do transporte de cargas avançou 0,7% em setembro de 2025 na mesma comparação, quinto resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 3,1%.
O transporte rodoviário de cargas é o principal responsável pela manutenção do setor de serviços em alta. (Com CNN - SP)





