Política e Transparência

Senador Cleitinho cobre radar de estrada com camiseta

O parlamentar alegou falta de identificação do radar na via; de acordo com a Resolução 798/2020 da PRF, não é obrigatória a sinalização do equipamento de fiscalização






O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) apareceu nas redes sociais cobrindo um radar em uma rodovia com uma camiseta.

A gravação do ato foi publicada nas redes sociais pelo próprio parlamentar. Ele justifica que não havia uma sinalização informando sobre o equipamento de fiscalização.

"Vocês não gostam de ferrar o povo? Agora vem aqui tirar a camisa. Vocês pegam e coloquem uma placa de identificação aqui também. Aí vocês tiram a blusa. Vocês vão vir tirar a blusa que eu estou colocando e ai colocam uma sinalização aqui também", disse Cleitinho no vídeo.

O parlamentar subiu em um caminhão e, com a ajuda de um galho, tapou o radar da via, que identificava como 80km/h o limite máximo de velocidade. Veja o vídeo:

De acordo com a Resolução 798/2020 da PRF (Polícia Rodoviária Federal) — é obrigatório haver sinalização (placa de regulamentação de velocidade — placa R-19) nos locais onde houver fiscalização de velocidade por medidor fixo, no entanto, não é obrigatório que haja uma placa que informe ou avise “Radar à frente” ou “Fiscalização eletrônica à frente”.

"Onde houver redução de velocidade, deve ser observada a existência de placas R-19, informando a redução gradual do limite de velocidade conforme MBST-I. Deve ser instalada a placa R-19 junto a cada medidor de velocidade do tipo fixo", diz o parágrafo 1º e 2º do artigo 10 da resolução. (Com CNN)