Mundo

Trump diz que "não parece" ser o momento para cessar-fogo na Ucrânia

Presidente americano afirmou que se tiver que intervir na trégua, o intermédio "será duro"






Questionado se é o momento para um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a repórteres que "não parece". Em seguida, acrescentou: "Mas, no momento certo, se eu tiver que fazer isso, será duro".

 

Quando questionado se o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, conversou com ele sobre a Ucrânia durante a reunião no início do dia, Trump afirmou que o líder do Reino Unido ficou "um pouco envergonhado" com o fato de países europeus comprarem petróleo russo.

"[Ficou] um pouco envergonhado. por eu ter flagrado a Europa, sabe, os países da Otan, os países da União Europeia, pode-se chamar de qualquer forma, porque são muito semelhantes, por eu tê-los flagrado comprando petróleo da Rússia", pontuou.

 

O presidente americano emitiu um ultimato aos países da Otan, a aliança militar ocidental, no último fim de semana, dizendo que os EUA vão impor sanções "importantes" à Rússia somente quando eles concordarem em fazer o mesmo e parar de comprar petróleo russo.

Na semana passada, Trump havia se mostrado mais otimista sobre um possível fim dos conflitos durante a coletiva de imprensa conjunta dos líderes.

"Quanto à situação da Rússia, espero que tenhamos boas notícias para vocês em breve", afirmou Trump ao lado de Starmer.

 

CNN Brasil