Se as eleições fossem hoje, as urnas dariam mais quatro anos de mandato a Eduardo Riedel (PP). Pré-candidato à reeleição, o governador de Mato Grosso do Sul se mantém na liderança das intenções de voto. De acordo com os números da segunda pesquisa Ranking Brasil Inteligência sobre a sucessão estadual. Por enquanto, nenhum de seus prováveis rivais em 2026 alcançou pontuação capaz de encostar ou tomar sua dianteira.

Encomendada pela Rede de Rádios Top FM, a pesquisa resultou de 03 mil entrevistas feitas em 30 municípios de 1º a 06 deste mês. Para a previsão de probabilidade, o nível de confiança adotado pelo instituto é de 95%, com 1,8 pontos na margem de erro para mais ou para menos. As entrevistas foram feitas com homens e mulheres a partir dos 16 anos e de diferentes faixas sociais, econômicas, culturais e religiosas.

Cenários diferenciados de concorrência foram apresentados para as pessoas ouvidas na pesquisa. Em todos eles a vantagem é de Riedel, com margem folgada sobre os demais. Na pesquisa espontânea, ele é o líder, com 27,4% das intenções de votos. Seus seguidores mais próximos são o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), com 6,3%; o ex-deputado federal Fábio Trad (PT), com 3,6%; e a ex-superintendente da Sudeco e ex-vice governadora Rose Modesto (União Brasil), com 3,2%.
O ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que vai concorrer ao Senado e não governo, aparece com 2,4%, à frente da senadora Tereza Cristina (PP), com 1,2%; deputado federal Marcos Pollon (PL), com 1%; deputado estadual Zeca do PT, com 0,8%. Nas últimas posições estão o ex-senador Delcídio Amaral (PRD), com 0,6%, e o ex-governador André Puccinelli (MDB), com 0,5%. Outros nomes foram citados por 1% e 52% não sabem, não responderam, não votariam em nenhum deles ou dariam seu voto em branco.
Estimuladas
O instituto ofereceu dois cenários de disputa para a entrevista pelo método de resposta estimulada, na qual são apresentadas as opções com os nomes dos prováveis competidores. Nas duas simulações é Riedel que também larga com vantagem No Cenário 01, o governador tem 46,4% e tem mais que o dobro de Contar, o segundo, com 17%. Logo atrás, em terceiro, Fábio Trad aparece com 10%, batendo Delcídio (3,6%) e Renato Gomes (DC), com 1%. Não sabem, não responderam, não votariam em nenhum deles ou votariam em branco 22%.
Com 49% das intenções de votos no Cenário 02, Riedel permanece liderando, com pontuação três vezes maior que o segundo, o deputado estadual João Catan (PL), que alcançou 15%. O deputado estadual Zeca do PT tem 7%, Delcídio 5% e o advogado Beto Figueiró (Novo) 1,8%, enquanto 22,2% não sabem, não responderam, não votariam em nenhum deles ou votariam em branco.

Rejeição
Zeca do PT lidera o levantamento sobre qual candidato os eleitores não votariam de jeito algum, seguido por Delcídio. O petista tem 20% e o ex-senador 12,4%. Em seguida aparecem Contar (10,3%), Riedel (8,4%), Fábio (7%), Catan (6,6%), Renato (3%) e Figueiró (2,3%). Os 30% que restam são dos eleitores que não sabem, não responderam, não votariam em nenhum deles ou votariam em branco.