A ação teve como objetivo a coleta de material probatório para a responsabilização de indivíduos envolvidos num esquema de tráfico de drogas e comércio ilícito de armas de fogo e munições.
Na ação policial foram empenhadas equipes da Seção de Investigações Gerais (SIG), da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), da 1ª Delegacia e da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas/MS e da Delegacia de Polícia Civil de Selvíria/MS, além da Delegacia Especializada de Repressão à Roubo à Banco, Assaltos e Sequestros (GARRAS) e; das Delegacias de Polícia Civil de Pereira Barreto/SP e Ilha Solteira/SP. Participaram também equipes da Força Tática e do Canil, do Batalhão da Polícia Militar, da cidade de Três Lagoas.
A operação ocorreu em razão de representação por mandados de busca e apreensão, em virtude de investigações efetuadas pela SIG e pelo Núcleo Regional de Inteligência (NRI). As ordens judiciais foram expedidas pela Vara do Juiz das Garantias, Tribunal do Juri e Execução Penal da Comarca de Três Lagoas/MS, após manifestação favorável do Ministério Público.
As diligências empenhadas por agentes da SIG e do NRI desenvolveram-se após a prisão em flagrante de um indivíduo suspeito da prática dos crimes de porte de arma de fogo e munições de uso permitido, e de tráfico de drogas, no início do ano, em Três Lagoas. Na ocasião, ele foi surpreendido em posse de uma arma de fogo, do tipo pistola, calibre .380, de diversas munições, e de drogas.
Durante o inquérito policial, foram identificados diversos indivíduos associados para a prática do comércio ilícito de entorpecentes e de armas de fogo e munições. Ao todo foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, distribuídos entre os municípios de Três Lagoas/MS, Selvíria/MS, Ilha Solteira/SP e Pereira Barreto/SP. Um indivíduo foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Além da prisão, houve apreensão de diversos aparelhos de celular, que passarão por análise pericial.