João Fonseca atingiu mais uma marca histórica na carreira. Com sua vitória na primeira rodada do US Open, o brasileiro assegurou a 42ª colocação no ranking da ATP.
A nova posição no ranking é a melhor do jovem tenista em sua trajetória no tênis profissional. Com a marca, Fonseca ainda se torna o 9º melhor brasileiro da história da ATP.
O carioca é atualmente o único brasileiro dentro do top 100 do ranking. João tem 1129 pontos e está garantido no 42º lugar. Mesmo seus adversários mais próximos, espanhol Pedro Martínez e o francês Quentin Halys, que ainda disputam o Challenger de Gênova, não o alcançariam em caso de título.
Na história do Brasil, João ainda aparece atrás dos melhores resultados da carreira de grandes nomes como Guga (1º), Thomas Bellucci (21º) e Fernando Meligeni (25º). Somando o tênis brasileiro como um todo, incluindo as mulheres e o ranking WTA, João é o 12º tenista mais bem ranqueado da história.
No US Open, o brasileiro foi eliminado na segunda rodada pelo número 21 do mundo, Tomáš Machá? da República Tcheca. Mesmo com a derrota no último Grand Slam do ano, Fonseca faz um 2025 sólido, com duas conquistas: o ATP 250 em Buenos Aires e o Challenger de Phoenix. Levando em consideração competições disputadas apenas neste ano, João ocuparia a 35ª colocação do ranking da ATP.
Em 2025, João ainda disputa a Copa Davis e a Leaver Cup. O brasileiro está decidindo quais torneiros ATP vai disputar até dezembro. (Com ge)