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Com o FIB, agosto transformou Bonito em alta temporada

Cerca de 20 mil pessoas circularam pelas múltiplas atividades do festival em cinco dias






Os impactos positivos na economia local, gerando um movimento financeiro estimado em R$ 23,22 milhões, comprovam que a realização do Festival de Inverno em Bonito em agosto é a melhor data para o evento, prolongando a alta temporada de julho em um mês de frequência média de turistas ao destino.

A avaliação é do trade turístico de Bonito e região, integrantes da Rota Bonito Serra da Bodoquena, considerando o sucesso de público — cerca de 20 mil pessoas circularam pelas múltiplas atividades do festival em cinco dias — e o fluxo de visitantes, que deve superar indicadores dos anos anteriores. A taxa de ocupação hoteleira foi de aproximadamente 80%, com grande parte das opções de hospedagem registrando lotação próxima da capacidade.

“Agosto deixou de ser um mês morno e passou a garantir boa ocupação e faturamento. Isso dá regularidade e previsibilidade aos negócios”, afirmou a empresária Silvia Schmidt, da Associação Bonitense de Hotelaria (ABH). “É um movimento que mantém o turista mais tempo na cidade, visitando lojas e consumindo. O festival gera alegria cultural, mas também segurança econômica.”

Destino gastronômico

O chef Sylvio Trujillo, do restaurante Bacuri, destacou que a semana do festival se equipara aos períodos mais fortes do ano, como Natal ou Réveillon. Segundo ele, as vendas chegam a aumentar 80% em comparação aos períodos de baixa temporada. “Antes da mudança da data do festival, agosto era um mês em que dávamos férias a funcionários. Hoje, precisamos contratar temporários e reforçar estoques. O festival mudou a lógica da cidade.”

Os empresários de Bonito reforçam que o evento ajuda a gerar empregos que, muitas vezes, se tornam permanentes, ampliando a renda das famílias e projetando a região nacionalmente como destino gastronômico de qualidade. De acordo com Observatório do Turismo de Bonito, o festival atraiu visitantes com média de três dias de permanência e gasto diário de R$ 387 por pessoa.

Um marco histórico

O sucesso do FIB foi além dos números econômicos e da programação diversificada, que encantou moradores e turistas. Marcou história ao se tornar oficialmente Carbono Neutro e Lixo Zero. A startup socioambiental Ciclo Azul implantou coleta seletiva, reciclagem e compostagem em diferentes pontos do evento, garantindo o destino correto dos resíduos.

O processo, com a participação ativa das lideranças políticas e empresariais e da comunidade, envolveu o mapeamento das emissões de gases de efeito estufa e medidas de neutralização, como o plantio de árvores no Balneário Estrela do Formoso. “Bonito respirou cultura e sustentabilidade. A população, as escolas, as famílias, os turistas, todos participam”, disse o prefeito Josmail Rodrigues. (Por Silvio de Andrade)