Política e Transparência

Proposta institui política de prevenção ao tabagismo entre adolescentes e jovens

Deputado Professor Rinaldo Modesto autor do projeto, durante sessão ordinária na ALEMS






Mato Grosso do Sul poderá implantar uma política pública permanente de prevenção ao uso de vapes, narguilés, cigarros eletrônicos, cigarros convencionais e outros fumígenos entre adolescentes e jovens. É o que estabelece o Projeto de Lei 176/2025, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos). A proposta foi publicada nesta terça-feira (8) no Diário Oficial da Assembleia Legislativa (ALEMS).

“A presente proposição tem por objetivo estabelecer, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, uma política pública permanente e integrada de prevenção e cessação do tabagismo entre adolescentes e jovens, com ênfase no crescente número de usuários de dispositivos eletrônicos de fumar, em especial o vapes e cigarros eletrônicos”, afirma o deputado na justificativa da proposta.

A campanha, que tem como público-alvo pessoas de dez a 18 anos, será realizada por meio da integração entre redes pública de saúde, educação, assistência social e juventude para a formulação e execução de ações preventivas e de combate ao tabagismo. Também são previstas campanhas educativas permanentes em escolas, universidades, centros de juventude e espaços de convivência social; e capacitação de profissionais da saúde e da educação.

“Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o consumo de nicotina em dispositivos modernos vem crescendo de forma alarmante entre os jovens, sendo essa faixa etária a principal porta de entrada para o tabagismo e a dependência química”, alerta o deputado.

A proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso o parecer seja favorável, continuará tramitando na Casa de Leis, com análises e votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.