A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) promove na quartta-feira (28), às 14h, uma importante reunião para discutir como combater fraudes previdenciárias que afetam pessoas idosas.
O encontro, que acontece no Plenário Júlio Maia, é uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, coordenada pelo deputado Renato Câmara (MDB).
O debate contará com a participação de representantes da Defensoria Pública Estadual e da Defensoria Pública da União.
A proposta é discutir medidas urgentes para prevenir golpes e responsabilizar quem pratica esse tipo de crime contra aposentados e pensionistas.
Além desse tema, a reunião também vai tratar das etapas municipais, estaduais e nacionais das Conferências da Pessoa Idosa, que são espaços de discussão sobre direitos e melhorias na qualidade de vida desse público. Na oportunidade, será apresentado o calendário do Junho Prata 2025 — mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, previsto na Lei Estadual 5.215/2018.
Criada em 2023, a Frente Parlamentar tem como missão mobilizar deputados, instituições e a sociedade civil na defesa dos direitos dos idosos, buscando propor ações, projetos e políticas públicas que garantam mais segurança, respeito e dignidade a quem tanto já contribuiu com a sociedade.