Os feriados da Semana Santa e Tiradentes e três eventos de grande porte realizados na cidade impulsionaram o turismo de Bonito e região em abril, aumentando o fluxo de visitantes em quase seis mil em relação ao mesmo período de 2024.
Os números apresentados pelo boletim do OTEB (Observatório do Turismo e Eventos de Bonito), coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau, indicam um crescimento também no desembarque de passageiros no aeroporto regional e na visitação a Gruta do Lago Azul.
Para o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, o aumento do fluxo de turistas em abril na Capital do Ecoturismo já era esperado, em razão principalmente dos eventos realizados na cidade.
“Tivemos o melhor março desde 2015 e o ano promete depois de uma queda de visitantes no ano passado em relação a 2023, que foi também o melhor ano, com mais feriados. Essa tendência também é reflexo das ações do Estado e da prefeitura de captação de eventos e trabalhar fortemente na promoção, comercialização e apresentação de novos produtos nas prateleiras”, disse ele.
Tendência de crescimento
O boletim do OTEB – cujo monitoramento da atividade turística, realizado desde 2015, de Bonito tem o apoio da Fundtur e da prefeitura local – apresenta um desempenho positivo do setor em abril, com tendência de se manter para os próximos meses com mais feriados prolongados, eventos (Festival de Inverno em agosto e outros) e a entrada em operação dos voos da Latam.
No mês anterior, o destino recebeu 25.478 turistas (no mesmo período de 2024 foram 19.807), com ocupação hoteleira de 55% (45% em abril do ano passado). O número de visitações aos atrativos chegou a 70.898 (aumento de 50% em relação a abril de 2024). Estima-se que 10% dos turistas (2.574) desembarcaram no aeroporto local.
Dentre os mais de 50 passeios oferecidos pelo trade bonitense, com opções para todos os gostos, idades e bolsos, a flutuação continua liderando o fluxo de visitações, que em abril somou 19.991. Os balneários tiveram a comercialização de 13.841 tíquetes (vouchers), enquanto as cachoeiras, 11.385, e as grutas, 9.873. A Gruta do Lago Azul teve ocupação de 75% (em abril de 2024 foi de 47%). (Por Silvio de Andrade)