As redes sociais também eram utilizadas para atrair adolescentes a participar de desafios de automutilação coletiva, crueldade contra animais, incitação ao ódio e até sugestões de ataques violentos. A polícia foi auxiliada por duas agências independentes dos Estados Unidos, que emitiram relatórios sobre os fatos, contribuindo com o trabalho de investigação no Brasil.
Hoje (15/04), o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) cumpriu cinco mandados de busca e apreensão na Capital. De acordo com as informações, o adolescente de 14 anos foi localizado e confessou integrar a quadrilha, mas não há ordem para apreensão do garoto.
No total, cerca de 20 mandados de busca e apreensão foram executados, resultando em 2 prisões temporárias de adultos e 7 internações provisórias de adolescentes infratores, em ações simultâneas nos estados de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.
As investigações revelaram que o grupo oferecia “recompensas” simbólicas para aqueles que mais se envolviam nas atividades ilícitas. Em Mato Grosso do Sul, a polícia apreendeu provas digitais importantes para a investigação, que passarão por perícia.
Os envolvidos poderão ser responsabilizados por associação criminosa (art. 288, CP), indução ou instigação à automutilação (art. 122, §4º, CP), maus-tratos a animais (art. 32, Lei 9.605/98), entre outros crimes, cujas penas somadas podem ultrapassar 10 anos de prisão.

Sobre o tipo de crime cometido pela organização
Sarah Raissa Pereira de Castro de 8 anos perdeu a vida após participar de um desafio na internet que consiste em inalar desodorante spray pelo máximo de tempo. O “jogo” normalmente é proposto por pessoas que incentivam crianças e adolescentes a gravar imagens enquanto aceitam o desafio. Os vídeos somam milhares de visualizações.
Conforme a Polícia Civil do Distrito Federal, a menina deu entrada no hospital público no dia 10 de abril em Ceilândia (DF) e acabou falecendo no domingo (13/04).A polícia está rastreando os responsáveis.