Com a temporada intensificada de construções, reformas e pinturas em residências, a Energisa reforça as principais medidas preventivas que devem ser adotadas pelos profissionais do segmento para evitar acidentes com a rede elétrica.
Construir ou reformar uma residência exige muitos cuidados. Por isso, antes de iniciar a obra é preciso verificar a distância da rede elétrica e contratar um profissional habilitado para executar a atividade com segurança e equipamentos de EPI adequados.
“Andaime, varas metálicas e basculamento de caçambas são as principais estruturas que ocasionam acidentes durante essas obras. A distância da estrutura para rede deve ser de dois metros de distância na horizontal (acima) e três metros na vertical (lateral). Os cuidados também precisam ser redobrados ao transportar objetos metálicos longos como varas e barras. É preciso ficar atento à distância da rede elétrica para evitar acidentes, que podem ser fatais”, orienta o Coordenador de Segurança da Energisa MS, Wagner Lima.
As construções do segundo e terceiro pavimentos exigem ainda atenção redobrada porque ficam mais próximas à rede de média tensão. A orientação é não mexer na rede elétrica nem tentar afastá-la do local da construção. Apenas as equipes da concessionária estão autorizadas e preparadas para este tipo de trabalho.
“Só de estar próximo à rede, o profissional pode sofrer um choque elétrico. Por isso, a importância de sempre conferir a distância. A mesma recomendação vale para quem está construindo ou reformando telhados. O manejo de madeiras, telhas e calhas deve ser feito a uma distância segura dos cabos de energia”, explica Lima.
ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA
– Ao pintar, construir ou reformar, tenha atenção às distâncias de segurança. Não se aproxime da rede elétrica;
– Não monte andaimes embaixo ou ao lado da rede elétrica;
– Não suba nos postes ou instale nos mesmos placas e equipamentos diversos;
– Ao manobrar caminhões ou bascular caçambas, cuidado com a rede elétrica. Verifique a altura do caminhão e da rede;
– Sempre use os equipamentos de segurança;
– As unidades da Energisa têm protocolos rígidos de segurança. Só colaboradores da empresa podem intervir na rede elétrica, pois há risco de choque elétrico.