Para Carlos Alberto de Assis, presidente da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), os números não poderiam ser mais eloquentes na balança anual de atividades. De acordo com o Capacitômetro, em 2024 a autarquia registrou um marco significativo no desenvolvimento de sua equipe, contabilizando 20.630 horas em cursos de capacitação e aperfeiçoamento.
Segundo definiu Assis, o resultado reflete o compromisso de promover a qualidade e a eficiência nos serviços regulados, por meio de um investimento constante na valorização dos colaboradores. Uma das ferramentas essenciais para impulsionar esse desempenho foi o “Capacitômetro”, um mecanismo de monitoramento implementado em 2022 como projeto piloto. Em seu primeiro ano, o projeto anotou 1.167,5 horas de cursos concluídos.
LIDAR COM DESAFIOS
A iniciativa ganhou força, proporcionando um crescimento expressivo no número de horas de aprendizado, chegando a mais de 20 mil, em capacitações realizadas pelos servidores. “A importância da capacitação dos servidores dentro da regulação é fundamental para garantir a qualidade e eficiência dos serviços prestados”, explica Assis. “Com a constante evolução das normas e práticas no setor, é essencial que os colaboradores estejam atualizados e preparados para lidar com os desafios do setor público”, acrescenta.
Jaqueline Cruz, gerente de Gestão de Pessoas, entende que investir em capacitação é um passo estratégico no fortalecimento do sistema de regulação no Estado. A dedicação e o aproveitamento de todos os servidores foram elogiados por Assis, três deles com destacada performance no volume da carga horária dos cursos: Rúbia da Luz Silva (DSB/Câmara Técnica de Regulação Econômica), com 4.553 horas; Thais Ribeiro Rocha Maldonado (Superintendência de Administração e Finanças), com 1.184 horas; e José Erick Maldonado Coene (Superintendência de Administração e Finanças) com 1.162 horas.