Política e Transparência

Governador quer apoio do Planalto para duplicar trecho da Bioceânica

São os 70 km da BR-060 entre Campo Grande e Sidrolândia, que o governador pôs nas prioridades para 2025






Com o avanço das obras da Rota Bioceânica do Paraguai ao Brasil, o governador Eduardo Riedel (PSDB) não quer deixar qualquer vácuo na rede de escoamento rodoviário em Mato Grosso do Sul. E um de seus objetivos nesta pauta está relacionado ao trecho de 70km da BR-060, ligando Campo Grande e Sidrolândia. Em reunião com dirigentes da Fiems (Federação das Indústrias), ele disse que vai buscar o apoio do governo federal.

“Somos um Estado com posição estratégica no contexto de vias que formam o corredor bioceânico. Então, é imperioso garantir as condições adequadas para acompanhar o desenvolvimento que virá, trazendo uma movimentação incomum nas estradas”, disse. Riedel informou que no início do próximo ano vai levar ao Planalto um projeto para duplicar o trecho da BR-060. A obra, afirmou, vai melhorar as condições de trânsito na via, que faz parte do traçado da Bioceânica.

A rota será o elo de ligação entre os portos brasileiros, no Oceano Atlântico, e os terminais chilenos, no Pacífico. Às margens da BR está sendo instalada uma grande indústria de etanol de milho e em breve uma planta de processamento de suco de laranja. Além disso, a rodovia é o principal acesso ao polo turístico de Bonito e região.

VIABILIDADE

Riedel supõe que dificilmente se viabilize a duplicação de Sidrolândia em diante. “Então, vamos fazer em um trecho curto, é mais viável, porque não se vai conseguir estruturar um projeto de concessão maior”, explicou. “Fiz este apelo ao ministro dos Transportes, Renan Filho. E a ministra Simone Tebet, do Planejamento, está sabendo também da demanda”, relatou.

Sobre outro trecho no mapa da Rota Bioceânica, o da BR-267, entre o distrito de Alto Caracol e a cidade de Porto Murtinho, Riedel assinalou que estão sendo executadas diversas obras pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). São intervenções para a melhoria da via, como a construção de terceiras faixas, acostamento e a recuperação do pavimento.