Geral

Tribunal de Justiça elege novos líderes após suspeita de venda de sentenças

Sideni Soncini Pimentel e Vladimir Abreu da Silva, eleitos para comandar a Corte no período, foram afastados por suspeita de venda de sentenças






O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) elegeu novos desembargadores para os cargos de presidente e vice-presidente. Os magistrados substituem Sideni Soncini Pimentel e Vladimir Abreu, que foram eleitos em outubro deste ano e afastados no mesmo mês por suspeita de venda de sentenças.

 

Segundo apuração do g1, a eleição anterior foi inutilizada. A partir de 2025, assume o cargo de presidente o desembargador Dorival Renato Pavan, que atualmente ocupa a vice-presidência do órgão.

 

O próximo vice-presidente será o desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho e, Ruy Celso Barbosa Florence será o Corregedor-Geral de Justiça.

 

Dorival Renato Pavan

 

Nascido em Mandaguari (PR), Dorival Renato Pavan ingressou na magistratura em maio de 1985. Em outubro do mesmo ano foi promovido para Ribas do Rio Pardo. Tornou-se juiz de segunda entrância com a promoção, em fevereiro de 1988, para a 3ª Vara Cível da comarca de Corumbá.

 

Em dezembro de 1991 uma nova promoção o levou para a entrância especial e passou a judicar na 3ª Vara Criminal de Campo Grande. Em fevereiro do ano seguinte foi removido para a 5ª Vara Cível da mesma comarca.

 

Em julho de 2008 foi promovido para o cargo de desembargador. Foi designado em fevereiro de 2021, para exercer a função de diretor-geral da Escola Judicial de MS (Ejud-MS). Atuou como Vice-Presidente do Tribunal de Justiça no biênio 2023/2024.

 

Fernando Mauro Moreira Marinho

 

Nasceu em Belo Horizonte (MG) e ingressou na magistratura de MS em setembro de 1980. Em dezembro de 1982 uma promoção tornou-o juiz de segunda entrância, levando-o para judicar em Amambai. Em outubro de 1984 foi removido para a 1ª Vara da comarca de Fátima do Sul.

 

Uma nova promoção, em setembro de 1988, levou-o para judicar na Capital como juiz de entrância especial. Em Campo Grande foi removido para a 1ª Vara Cível, para a 2ª Vara Criminal e para a Vara de Sucessões. Em setembro de 2008 foi promovido para o cargo de desembargador. Exerceu o cargo de Corregedor-Geral de Justiça no biênio 2023/2024.

 

Ruy Celso Barbosa Florence

 

Natural de Aguaí (SP), Ruy Celso Barbosa Florence ingressou na magistratura estadual em 1986 na comarca de Bonito. Foi promovido, por merecimento para a 1ª Vara Cível e Criminal da comarca de Paranaíba (segunda entrância) em 1988.

 

Em 1990 foi removido, a pedido, para a 1ª Vara Cível da comarca de Aquidauana. Em 1996 foi promovido, por merecimento, para a 4ª Vara de Família de Campo Grande (entrância especial). Em 2007 foi removido, por permuta, para a Vara de Execução Fiscal Estadual de Campo Grande.

 

Foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul nos biênios 2001/2002 e 2009/2010.

 

Mestre e doutor em Direito das Relações Sociais, foi juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul em 2011, até tomar posse como Desembargador no dia 18 de maio daquele ano.