Tribunal de Contas

“Luzes do Bosque: Natal Eco Solidário” amplia boas práticas do TCE-MS

Um ambiente festivo, mas que também reforça os valores de solidariedade e a consciência ambiental, reafirmando o compromisso da Corte de Contas com a sustentabilidade






O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul encerra o ano de 2024 com o espírito de renovação e solidariedade, por meio do projeto “Luzes do Bosque: Natal Eco Solidário”. O evento natalino promove a união e celebração entre servidores, familiares e a comunidade, no Parque dos Poderes.

Ao iluminar e decorar o bosque, o TCE-MS cria um ambiente festivo, mas também reforça os valores de solidariedade e a consciência ambiental, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade. Como órgão responsável pela fiscalização da administração pública, a instituição tem o papel de orientar e monitorar a eficiência das políticas públicas e a gestão responsável dos recursos públicos, incluindo as ações socioambientais.

 

A assessora para assuntos ambientais do TCE-MS, Márcia da Mata, destaca que o projeto “Luzes do Bosque” vai além de uma celebração natalina, sendo uma iniciativa que reforça o compromisso do Tribunal com a sustentabilidade e a educação socioambiental. Ela explica que, “por meio da demonstração de práticas que minimizem os impactos ambientais, o TCE-MS busca sensibilizar e engajar a sociedade no cuidado com o meio ambiente”.

 

O TCE-MS também se destaca no Parque dos Poderes como a única instituição a oferecer água potável para esportistas, visitantes e os animais que transitam no bosque. Ampliou a quantidade de lixeiras seletivas no local, preocupação voltada à gestão dos resíduos sólidos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade; além de utilizar placas fotovoltaicas, isto é, a utilização da energia limpa na iluminação do prédio e do bosque. A instituição também realizou a catalogação das espécies de árvores no bosque e implementou melhorias para garantir a acessibilidade dos visitantes.

 

Essas ações reafirmam o compromisso do TCE-MS com a disseminação de boas práticas e o desenvolvimento sustentável, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente aos ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e ODS 15 (Vida Terrestre).

 

Visitação - Luzes do Bosque: Natal Eco Solidário

O Espaço do Natal Eco Solidário do Tribunal de Contas estará aberto à população em geral todos os dias da semana e conta com a rede Wi-Fi gratuita, espaços temáticos como o Presépio Iluminado, fonte luminosa, além do espaço em que o Papai Noel também vai estar presente todos os dias da semana até 6 de janeiro de 2025, das 18h às 22h.