Cidades

Cassilândia: cidade será vigiada por meio de sistema de monitoramento

O sistema de monitoramento também está sendo implantado no Trevo Salvino Gomes [ saída para Paranaíba] . Texto e fotos zildo vieira






A instalação de 56 câmeras para ajudar na segurança, monitorar e fiscalizar o trânsito já começou a ser implantado em Cassilândia pela empresa Camerite Sistemas S.A  [ de Joinville – SC].

Entretanto, de acordo com o que foi informado na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro, pelo representante da empresa, Leonardo Trajano, as imagens captadas nos locais onde os equipamentos serão instalados vão ser disponibilizadas para a Polícia Militar e todas as forças de segurança na cidade.

O contrato prevê que elas também serão compartilhadas com as Polícias Civil, Militar e para qualquer órgão de segurança.

A Prefeitura de Cassilândia informou a essa reportagem que o contrato foi assinado com a empresa Camerite Sistemas S.A, no dia 10  de setembro deste ano.

O investimento para o funcionamento do sistema é de R$ 701.420,20 e inclui equipamentos e o valor mensal pela prestação do serviço. O contrato é pelo período de um ano, mas poderá ser renovado por até 12 anos, de acordo com a administração municipal.

Segurança

Essas 56 câmeras serão instaladas nos pontos específicos da cidade. “A ideia básica é deixar nossa cidade mais segura através da instalação deste monitoramento realizado pela Camerite Sistemas”, informa o prefeito Valdecy Costa.

De acordo com ele, o sistema permite identificar veículos produtos de crime quando eles passarem pelos locais monitorados. “Isso permite ações preventivas das forças policiais”, argumenta.

O prefeito informa que a administração municipal sempre pensou uma alternativa para aumentar a segurança na cidade. “O objetivo é oferecer às forças de segurança mais uma ferramenta de trabalho e ao cidadão mais proteção” , afirma.

Porém, as câmeras não funcionarão como radares, que possuem sistema que permitem aplicar multas por excesso de velocidade. A verificação das infrações que serão autuadas será feita por dois agentes que ficarão responsáveis por fazer o monitoramento das imagens em tempo real.