Com 65 locais de votação alterados em Mato Grosso do Sul para as eleições municipais de 2024, eleitores devem ficar atentos para não deixar a consulta para última hora e passar perrengue na hora de comparecer às urnas. Para não errar no dia 6 de outubro, data para o primeiro turno da disputa pelas prefeituras, veja o passo a passo de como consultar a sua zona eleitoral.
O recurso pode ser solicitado de duas formas: por meio do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e pelo aplicativo e-Título. Pelo site clique no ícone ‘Serviços eleitorais”, no menu, localizado na parte superior. Em seguida escolha a opção ‘Títulos e local de votação’, depois clique em ‘Consultar local de votação’, por último no item 8 ‘onde votar’,
Para ter acesso a zona eleitoral e seção é preciso informar o nome do eleitor, número do título eleitoral ou CPF, além da data de nascimento e nome da mãe, que é opcional. Já pelo aplicativo e-Título.
O eleitor acessa o aplicativo com a senha numérica ou por reconhecimento facial e clica na opção ‘Onde votar’, na parte inferior. Caso a sua seção tenha sido alterada, o dispositivo vai avisar com a mensagem “Atenção, Seu local de votação mudou. Nesta eleição você votará em um local diferente”. Para verificar o novo endereço basta clicar no “Ver novo local
O aplicativo mostra a seção cadastrada e o novo local de votação em 2024. Ele também mostra rotas de acesso até a zona eleitoral. Ele vai redirecionar para aplicativos de geolocalização como Google Maps, os aplicativos de transporte particular ou Moovit.
Na Faculdade Estácio de Sá: A seção foi transferida para o Colégio Status, Unidade TV Morena, Rua Pedro David Medeiros, 210, Jardim Paulista (endereço definitivo).
No Centro de Ensino Superior de Maringá (Cesumar): As seções 123, 241, 308 e 387 estão localizadas na Escola Harmonia Bilíngue, Rua Goiás, 944, Jardim dos Estados (endereço definitivo).
A lista completa com os locais de votação que foram alterados pode ser conferido no site do TRE-MS. (clique aqui).
Candidatos – Em Mato Grosso do Sul 7.236 candidatos disputarão pelas prefeituras dos 79 municípios. Os candidatos a cargos eletivos estão distribuídos entre 233 postulantes a prefeito, 233 a vice-prefeito e 6.771 a vereador. Além das 79 cadeiras para prefeito e vice, o Estado tem 849 vagas para vereador. Ao todo, 24 partidos registraram ao menos uma candidatura.