O 13 de agosto marcou o centenário de Helena Meirelles, uma das maiores artistas da música sul-mato-grossense. Para celebrar a data, exposições ao longo da semana vão exaltar a vida e obra da Dama da Viola, como a artista ficou conhecida.
A Concha Acústica do Parque das Nações Indígenas, que já leva o nome da violeira, também vai ficar a “cara da artista”, adianta Wanda Brito, a coordenadora do espaço.
Lambe-lambes da cantora estão sendo espalhados na parte interna do espaço e também serão expostos em totens no lado externo.
O trabalho integra a exposição “Centenário Helena Meirelles – A Lenda da Viola”, do artista visual Kelton Medeiros e será lançado na próxima quinta-feira (15).
“É uma exposição ao ar livre que vai quebrar os paradigmas das pessoas” afirma coordenadora da Conha Acustica Wanda Brito.
No MIS
Na quarta-feira (14), a trajetória de vida da artista também será contada através de imagens, recortes e notícias de jornais antigos através da “Exposição historiográfica – 100 Anos da Grande Dama da Viola”. A atração acontece no MIS (Museu da Imagem e do Som).
Já nesta terça-feira (13), também será realizada a sessão solene em homenagem ao centenário da cantora na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Na ocasião, será feita a entrega das Comendas de Honra.
- 19h: Exposição historiográfica – 100 Anos da Grande Dama da Viola.
Confira a programação completa pelo centenário de Helena Meireles.
- 19h: Sessão Solene em homenagem ao Centenário de Helena Meirelles e entrega das Comendas de Honra.
Quarta-feira (15/08) – Concha Acústica Helena Meirelles
18h: Apresentação do Quarteto Instrumental Prelúdio. Maestro Eduardo Martinelli com participação especial da violeira Elizabeth Gonçalves (Corumbá, MS).
19h: Projeto contemplado pelo FIC “Centenário Helena Meirelles – A Lenda da Viola”, do artista visual Kelton Medeiros.
Quinta-feira (16/08) – Concha Acústica Helena Meirelles
19h: III Festival da Canção das Escolas Estaduais (SED – MS) – Prêmio Helena Meirelles 100 Anos.