Mundo

Joe Biden diz que foi um erro usar a palavra “alvo” ao discursar sobre Trump

Presidente dos EUA se retratou e alegou que o intuito de sua fala era sobre os atos de Donald Trump, em entrevista da NBC News






O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se defendeu dos comentários que os críticos fizeram após a tentativa de assassinato contra o ex-presidente Donald Trump, sobre uma entrevista que ele estava tentando voltar o foco para o candidato republicano e mencionou que “é hora de colocar Trump no alvo”. Biden afirmou que foi um “erro” o uso do termo.

“Foi um erro usar a palavra”, disse Biden em entrevista a Lester Holt, da NBC News.

“Eu quis dizer focar nele, focar no que ele está fazendo. Focar em suas políticas, focar no número de mentiras que ele contou no debate”, ele pontuou.

Biden procurou voltar a conversa para as próprias palavras de Trump. “Eu não sou o homem que disse: ‘Quero ser um ditador desde o primeiro dia’. Não sou o homem que se recusou a aceitar o resultado da eleição”, ele afirmou.

O democrata acrescenta: “Não fui eu quem disse que não aceitaria automaticamente o resultado desta eleição. Você não pode amar seu país apenas quando vence. E então o foco é sobre suas falas”.

Pressionado por Holt sobre se utilizou linguagem incitadora, Biden sugeriu que era necessário caracterizar Trump como uma “ameaça à democracia”.

“Como se fala de uma ameaça à democracia – que é real – quando um presidente diz coisas como ele diz? Você simplesmente não diz nada – porque isso pode incitar alguém?”, ele questionou.

“Eu não estou envolvido nesta retórica. Agora, meu oponente está: ele fala que será um banho de sangue se ele perder, fala sobre como ele vai perdoar todas as ações, acho que suspender as sentenças de todos aqueles que foram presos e condenados à prisão por causa do que aconteceu no Capitólio.” Joe Biden adicionou.

Ele acrescenta: “Não estou por aí satirizando, como Donald Trump, quando o marido de Nancy Pelosi foi atingido por um martelo”.

Mais cedo nesta segunda-feira (15), Trump e sua escolha de vice-presidente, o senador de Ohio, J.D Vance, foram oficializados como candidatos para o Partido Republicano. A nomeação ocorreu na Convenção Nacional Republicana que acontece nesta semana, em Milwaukee.

As eleições americanas estão marcadas para novembro deste ano, confira as principais datas abaixo.

 

 

CNN Brasil