Mundo

Câmara dos Deputados do México aprova reforma do Judiciário; texto vai ao Senado

Presidente mexicano está promovendo uma reforma para que juízes, incluindo os juízes da Suprema Corte, sejam escolhidos por voto popular






A Câmara dos Deputados do México aprovou nesta a reforma do Judiciário proposta pelo governo de Andrés Manuel López Obrador. O texto agora segue para discussão no Senado.

A aprovação “em particular” — avaliando artigos específicos — ocorreu poucas horas depois de os deputados mexicanos terem aprovado “em geral” a reforma do Poder Judiciário.

Essa proposta foi aprovada por 357 votos a favor, 130 contra e zero abstenções. A votação geral foi aprovada com 359 votos a favor, 135 contra e zero abstenções. Ambas as votações alcançaram maioria qualificada.

A discussão na Câmara dos Deputados começou às 16h10, no horário local, de terça-feira (3), e a sessão terminou às 9h37 desta quarta-feira (4).

A discussão da reforma passa agora para o Senado, onde também é necessária a aprovação em comissões, e, depois, para o plenário em geral e em particular por maioria qualificada (três quartos).

Se o Senado aprovar o texto, a reforma judicial terá que ser aprovada por metade dos Congressos locais do país. Se isto ocorrer, a reforma judicial será refletida na Constituição.

CNN Brasil