Geral

Com ampliação de público para dose de reforço, posto tem pouco movimento em Campo Grande

Saúde liberou nova dose para pessoas com mais de 30 anos






Na UBS 26 de Agosto, uma das unidades de plantão para a vacinação reforço em moradores com mais de 30 anos, a procura por doses da Covid-19 é calma pela manhã deste sábado (19), em Campo Grande.

Os pacientes que precisam atualizar a caderneta de vacina são atendidos em minutos, sem lotação ou filas. Lucas Rodrigues Chanes, de 31 anos, já tomou a terceira dose de AstraZeneca, antes havia aplicado a Pfizer, que atualmente é destinada para crianças e pacientes com comorbidades.

“Não consegui vir antes pelo horário do serviço, hoje deu certo. Me preocupo porque tenho um filho pequeno. Quando começar [crescer casos e variantes] no Rio de Janeiro ou São Paulo, logo chega aqui”, disse.

 
 

Lucas informou que já contraiu covid duas vezes, no começo da pandemia, em 2020, e em julho deste ano. “Essa [recente] foi mais pesada”, pontuou.

corona
(Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

Sem CoronaVac

Conforme funcionários da unidade, a procura está baixa, com maior demanda durante os dias úteis. Há uma placa informando que não estão aplicando doses de CoronaVac.

Também falta de tempo na rotina, a professora da IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Andreia Dias, de 39 anos, conseguiu conciliar e ir nesta manhã até a unidade. Ela contou que ficou ansiosa para a imunização. "Tomei duas doses de AstraZeneca, uma Pfizer e mais uma Aztra hoje. Nunca tive covid".

 
 

Plantão em 3 unidades

Neste sábado (19) o plantão de vacinação será na UBS Dona Neta, USF Moreninhas e UBS 26 de Agosto, das 7h às 17h, sem horário de almoço.

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a primeira dose segue disponível para quem tem três anos ou mais e a segunda dose, conforme o comprovante.