Na UBS 26 de Agosto, uma das unidades de plantão para a vacinação reforço em moradores com mais de 30 anos, a procura por doses da Covid-19 é calma pela manhã deste sábado (19), em Campo Grande.
Os pacientes que precisam atualizar a caderneta de vacina são atendidos em minutos, sem lotação ou filas. Lucas Rodrigues Chanes, de 31 anos, já tomou a terceira dose de AstraZeneca, antes havia aplicado a Pfizer, que atualmente é destinada para crianças e pacientes com comorbidades.
“Não consegui vir antes pelo horário do serviço, hoje deu certo. Me preocupo porque tenho um filho pequeno. Quando começar [crescer casos e variantes] no Rio de Janeiro ou São Paulo, logo chega aqui”, disse.
Lucas informou que já contraiu covid duas vezes, no começo da pandemia, em 2020, e em julho deste ano. “Essa [recente] foi mais pesada”, pontuou.
Sem CoronaVac
Conforme funcionários da unidade, a procura está baixa, com maior demanda durante os dias úteis. Há uma placa informando que não estão aplicando doses de CoronaVac.
Também falta de tempo na rotina, a professora da IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Andreia Dias, de 39 anos, conseguiu conciliar e ir nesta manhã até a unidade. Ela contou que ficou ansiosa para a imunização. "Tomei duas doses de AstraZeneca, uma Pfizer e mais uma Aztra hoje. Nunca tive covid".
Plantão em 3 unidades
Neste sábado (19) o plantão de vacinação será na UBS Dona Neta, USF Moreninhas e UBS 26 de Agosto, das 7h às 17h, sem horário de almoço.
Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a primeira dose segue disponível para quem tem três anos ou mais e a segunda dose, conforme o comprovante.