Campo Grande deve ter mínima de 23°C e máxima de 30°C nesta sexta-feira (17/07), segundo o mapa meteorológico divulgado pelo Cemtec para Mato Grosso do Sul. Em outras regiões do Estado, as temperaturas sobem e podem chegar a 36°C, em um dia marcado por calor, baixa umidade e risco de vendaval.
Depois de uma semana com forte amplitude térmica, Mato Grosso do Sul começa a sexta-feira sem frio intenso. A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica deve funcionar como bloqueio sobre o Centro-Oeste, dificultando a chegada de frentes frias e de chuva.
Calor predomina no Estado
As máximas previstas variam entre 30°C e 36°C, acima da média climatológica para esta época do ano. No mapa de temperaturas, Corumbá aparece com mínima de 25°C e máxima de 36°C, enquanto Aquidauana varia entre 24°C e 34°C.
Em Porto Murtinho, a previsão é de 27°C a 35°C. Em Coxim, os termômetros devem marcar entre 22°C e 33°C. Já em Camapuã, a variação fica entre 20°C e 33°C.
Previsão por região
Campo Grande deve registrar 23°C pela manhã e 30°C à tarde. Em Dourados, a temperatura fica entre 18°C e 33°C, enquanto Ponta Porã varia de 21°C a 30°C.
No leste do Estado, Paranaíba terá mínima de 17°C e máxima de 30°C. Três Lagoas deve oscilar entre 18°C e 30°C. Em Iguatemi, a previsão indica 20°C a 33°C, e em Anaurilândia, 19°C a 31°C.
Umidade e ventos
Além do calor, a baixa umidade relativa do ar continua preocupando. Os índices devem variar entre 10% e 30% ao longo do dia, o que aumenta os riscos à saúde e também a possibilidade de incêndios florestais.
Há ainda previsão de vendaval com a atuação do jato de baixos níveis, corrente intensa de ventos entre 1 e 3 km de altitude. Os ventos devem soprar de forma persistente do quadrante norte e podem chegar a 70 km/h.





