Com 89,09%, o índice de transparência alcançado neste exercício, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) é a campeã de um dos mais ilustres aferidores de gestão no País. Trata-se do Radar da Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon). A instituição sul-mato-grossense faturou o Selo Ouro no ranking nacional pela segunda vez.
“Não é mérito deste ou daquele. É um reconhecimento que vai ao encontro de um esforço coletivo, tem a assinatura dos 24 parlamentares e de todo o conjunto dos servidores do Legislativo”, creditou o deputado estadual Gerson Claro (PP), presidente da Alems.
A classificação atende critérios rigorosos estabelecidos no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que avalia todos os itens de desempenho gerencial no território público de gerenciamento e oferta de serviços.
A Alems saiu do nível Básico para o Elevado (de 2022 para 2023), subiu direto para o Selo Ouro em 2024 e conquista pela segunda vez consecutiva o padrão Ouro de transparência na edição de 2025. Gerson Claro (PP) anunciou a premiação durante sessão plenária e saudou os colegas e servidores. “A Alems passa a ser um dos principais órgãos públicos em transparência. Este Selo é uma honra para vivermos este momento como estímulo e impulso renovado”, disse.
Para o 1º secretário, deputado Paulo Corrêa (PSDB), cabe colocar no mérito coletivo um resultado de tamanha magnitude. “Cada um vem fazendo seu trabalho, cumprindo seu papel e a soma deste labor é que gera resultados”, destacou. Quando a atual composição da Mesa Diretora assumiu, em 2022, a Casa estava na 17ª posição nacional. E agora ocupa a 11ª.
Competição saudável
Na premiação, que aconteceu quinta-feira (04/12), em Florianópolis (SC), a Alems foi representada pelo secretário Jurídico e Legislativo, Gustavo Giacchini. “É uma competição saudável, estimula a melhoria da transparência sem o peso de ser uma obrigação ou tarefa. Auxilia em institucionalizar uma nova conduta, de ter o hábito de alimentar as informações da transparência no dia a dia”, pontuou Giacchini.
De acordo com a Gerência de Site e Mídias Sociais, com o índice de transparência em 89,09% a Alems supera a média sul-mato-grossense, que é de 60,68%. Neste ambiente regional, a maior parte das instituições avaliadas tem o índice de transparência Básico ou Intermediário, com um nível escasso de informações. Enquanto o índice médio de transparência no Brasil foi de 66,60%, a Alems cumpriu diversos critérios com nota máxima de 100%.
Um desses critérios é a divulgação institucional feita pelo Portal da Alems e mídias sociais. Entre os três poderes estaduais, a Alems permanece na segunda colocação, com o nível Ouro, entre o Executivo (Governo do Estado – nível Diamante) e o Judiciário (Tribunal de Justiça de






