Campo Grande

Prefeitura e Fecomércio garantem investimentos no Horto Florestal

Para isso, assinaram um protocolo de intenções de gestão do Parque Antânio Albuquerque






Campo Grande deu um passo importante para recuperar um de seus principais espaços verdes urbanos. A Prefeitura Municipal e o Sistema Comércio MS (Fecomércio MS, IPF, Sesc e Senac) assinaram na segunda-feira (8) um protocolo de intenções para a gestão do Parque Florestal Antônio de Albuquerque – o Horto Florestal.

O acordo simboliza a união entre gestão pública e setor empresarial, em um esforço conjunto para transformar o parque novamente em um espaço de cultura, lazer e convivência para a população, sem perder sua importância histórica e ambiental.

A parceria prevê o inventário arbóreo, manejo responsável da vegetação com replantio de espécies nativas, implantação de um jardim com plantas do Cerrado, requalificação do gradil e novas ações de educação ambiental, reformas internas, calçamento, manutenção e promoção de atividades culturais e esportivas.

A prefeita Adriane Lopes ressaltou que grandes transformações só são possíveis com a união de esforços entre o poder público e a iniciativa privada. Para ela, a construção de parcerias assertivas traz resultados concretos e garante que a população tenha mais qualidade de vida ao usufruir dos espaços públicos da cidade.

“Temos muitos espaços públicos em Campo Grande e buscamos integrar a vida das pessoas a esses locais. O poder público tem recursos limitados, mas quando encontramos parceiros, conseguimos proporcionar novas experiências e criar caminhos positivos. Estamos trazendo para o centro da cidade novos investimentos e oportunidades para que a população volte a aproveitar a região central junto de suas famílias”, afirmou a prefeita.

O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, celebrou a iniciativa e destacou o papel da entidade no desenvolvimento do Estado e da capital. “Com imensa satisfação nos reunimos para um momento de grande significado para o Sistema Comércio e para toda Campo Grande. Ao longo dos anos, a Federação, o Sesc e o Senac têm atuado incansavelmente não apenas cumprindo suas missões institucionais, mas indo além, para contribuir com a qualidade de vida da população. Essa parceria para a revitalização do Horto Florestal é um gesto de cuidado com a cidade e com as futuras gerações”.

Ele lembrou que o espaço tem profundo vínculo afetivo com a população. “O Horto Florestal é um dos locais mais queridos e simbólicos por nossa população, criado há muitos anos, ele tem sido um espaço de lazer, contemplação e educação ambiental para diversas gerações.”

O secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Ademar Silva Júnior, explicou que a assinatura desse protocolo de intenções é o primeiro passo de um avanço importante, que resultará em benefícios diretos para a comunidade.

“Estamos assinando hoje uma intenção de governo, um presente do Sistema Comércio para Campo Grande e uma demonstração de compromisso com o bem coletivo. Destacando que o Sistema Comércio, especialmente o Senac, está indo além das suas competências, demonstrando boa vontade e compromisso com a população campo-grandense. Um ato marcante que demonstra vontade e coragem, tanto da nossa prefeita quanto da iniciativa privada com o olhar voltado para o bem público”.

Com mais de 100 anos de história, o Horto Florestal já foi matadouro municipal, viveu grandes reformas nas décadas de 1980 e 1990, e se consolidou como espaço de convivência, cultura e lazer para os campo-grandenses. Agora, com a união de esforços entre a Prefeitura e o Sistema Comércio MS, inicia-se um novo capítulo em sua trajetória.